Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Prêmio MPT na Escola: alunos de Ariquemes Usam a Arte para Combater o Trabalho Infantil


Prêmio MPT na Escola: alunos de Ariquemes Usam a Arte para Combater o Trabalho Infantil - Gente de Opinião

Em um evento emocionante realizado na última segunda-feira, 09 de dezembro, alunos de escolas públicas de Ariquemes demonstraram seu talento e consciência social ao participarem do Prêmio MPT na Escola. A iniciativa, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre, visa conscientizar sobre os perigos do trabalho infantil e estimular a produção artística como forma de expressão e combate a essa prática. 

Com o tema “Trabalho Infantil”, os alunos do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos) apresentaram trabalhos criativos e impactantes, utilizando diversas linguagens artísticas como conto, poesia, música e desenho. Já os estudantes do Ensino Fundamental II (6º e 7º anos) abordaram a temática da “Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional”, enquanto os alunos do 8º e 9º anos focaram em “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho”. 

“É fundamental levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema”, destacou o Procurador chefe do MPT em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira. 

A Coordenadora Estadual do Programa no Sebrae, Rita Assis Costa, complementou: “A arte é uma ferramenta poderosa para sensibilizar e mobilizar a sociedade. Ao expressarem suas ideias e sentimentos através da criação artística, os alunos estão contribuindo para a construção de um futuro mais justo e seguro para todas as crianças e adolescentes”. 

O evento contou com a premiação dos melhores trabalhos em cada categoria, reconhecendo o talento e a dedicação dos alunos e o importante papel dos educadores nesse processo. Os vencedores receberam prêmios e certificados, além de terem seus trabalhos divulgados em diversos canais de comunicação. 

O Prêmio MPT na Escola é uma iniciativa que demonstra a importância da educação na prevenção e erradicação do trabalho infantil. Ao envolver os alunos em atividades artísticas e culturais, o projeto contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados na luta pelos direitos das crianças e adolescentes.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho orienta sobre procedimentos a serem adotados pelos idosos que pretendem realizar viagens intermunicipal ou interestadual

Prefeitura de Porto Velho orienta sobre procedimentos a serem adotados pelos idosos que pretendem realizar viagens intermunicipal ou interestadual

Pessoas com 60 anos ou mais podem realizar viagens intermunicipais, ou interestaduais, de forma gratuita ou mediante um desconto de 50% no valor da pa

Jovem com síndrome de Down realiza sonho de se tornar policial por um dia no TRT-14

Jovem com síndrome de Down realiza sonho de se tornar policial por um dia no TRT-14

Daniel Nunes da Silva, jovem com síndrome de Down, realizou o sonho de ser policial por um dia. Funcionário terceirizado do Tribunal Regional do Tra

Convite Especial – Roda de Conversa sobre Espiritualidade e Cura Emocional

Convite Especial – Roda de Conversa sobre Espiritualidade e Cura Emocional

O Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC) - O AMOR Curando a ALMA! tem alegria de convidar você para um Encontro Terapêutico transformadorNo di

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Velho Celebra 103 Anos de Fé e Tradição

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Velho Celebra 103 Anos de Fé e Tradição

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Velho tem o prazer de convidar toda a comunidade para celebrar seus 103 anos de existência e contrib

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)