Segunda-feira, 3 de julho de 2023 - 17h01
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizou a 23ª edição da Tenda Família Cidadã. O evento aconteceu das 9h às 14h de sábado (1°), no Ifro da avenida Calama.
A ação busca prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, através da inclusão de famílias e indivíduos na rede socioassistencial e em outras políticas setoriais, buscando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Os moradores do bairro Flodoaldo Pontes Pinto e adjacências, região onde está localizado o instituto, foram beneficiados com os serviços gratuitos de saúde e Assistência Social realizados pela Semasf, juntamente com o Departamento de Proteção Social Básica (DPSB).
O secretário da Semasf, Cláudi Rocha, enfatiza que a ação é uma determinação do prefeito Hildon Chaves. “Nós vamos até a comunidade, e já estivemos em vários distritos. O último foi Nova Mutum, onde houve atendimento a 1.200 pessoas. O Ifro nos convidou a partir da percepção de algumas situações e pedidos de vários alunos, então nós resolvemos armar nossa Tenda Cidadã hoje aqui, junto com vários órgãos, para a população do bairro Flodoaldo Pontes Pinto e região poder receber esse atendimento”, finalizou.
SAÚDE
Soraya Dalboni, coordenadora do Hiperdia, projeto da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), falou do atendimento ao público. “Na verdade, é bem gratificante, principalmente para nós que fazemos parte da coordenação. Queremos advertir e convidar a comunidade a fazer aferição de pressão e teste de glicemia rápido. Só assim se faz um monitoramento e acompanhamento. Como são doenças silenciosas, é bom prevenir. Entre os outros serviços, a Semusa ofertou teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e vacinação”.
A coordenadora do projeto Tenda Família Cidadã, Emily Paz, disse que os serviços ofertados foram: emissão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico); emissão de Carteira do Idoso; emissão de Carteira do Autista; emissão do Mamãe Cheguei; atendimento psicossocial; Creas; vagas de cursos para mulheres; emissão de ID Jovem; educação ambiental; condicionalidades do Programa Bolsa Família na área da Educação; assessoria jurídica; musicalização; caminhão de eficiência energética; negociação de dívidas – Energisa; educação de trânsito; atendimento odontológico; atendimento clínico geral; vacinação; aferição da pressão arterial; glicemia; teste rápido; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. “Lembrando que todos os serviços ofertados são gratuitos”, enalteceu.
Rosimery Ribeiro, moradora do bairro, levou a neta, Lívia Esteves, para fazer o cadastramento do CadÚnico. “Muito bom esse atendimento aqui, está sendo muito importante para nós moradores, hoje eu trouxe minha neta para fazer o cadastramento do CadÚnico e já está tudo certo e resolvido. Parabéns a todos os envolvidos”.
O secretário da Semasf, Claudi Rocha, agradeceu as parcerias que possibilitaram a realização da 23ª edição da Feira da Família Cidadã: Semed, Semusa, SMTI, Detran, Fimca (cursos de Direiro e Música), Energisa, MP/RO, DPE-RO, DPU-RO, Procon, Ótica Excelência e ADRA.
A secretária estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social de Rondônia, Luana Rocha, iniciou nesta quarta-feira (5) a entrega simbólica de che
Em menos de 30 dias de gestão, Prefeitura de Porto Velho entrega Cras Dona Cotinha na zona Sul
Na manhã desta quarta-feira (29), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizou
Abertas no dia 20 de janeiro, as inscrições do programa estadual Meu Sonho seguem até 28 de fevereiro no Portal do Governo. Lançado em 26 de dezembr
Na terça-feira, 21 de janeiro de 2025, será celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei Federal nº 11.635, de