Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Apoio para o arraial Flor do Maracujá é discutido na Assembleia


 

O apoio para a realização da 36ª edição da Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Arraial Flor do Maracujá foi discutido na tarde de ontem terça-feira (16), durante reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, o promotor de justiça, Héverton Aguiar, e o representante da Federação dos Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia (Federon), jornalista Sílvio Santos, o popular Zékatraca.

Em pauta, o pedido da Federon para que a Assembleia apoie as quadrilhas e bois-bumbás que se apresentam no Arraial. O presidente disse que irá determinar ao setor jurídico da Casa, que analise a possibilidade legal de o Legislativo repassar recursos próprios para o evento. "Vamos ver a possibilidade, do ponto de vista legal, para contribuirmos com o evento", observou o deputado.

O parlamentar disse ainda que acionará o chefe da Casa Civil do Governo, Emerson Castro, sobre a possibilidade de intermediar o patrocínio privado ao tradicional Arraial.

Estrutura garantida

O palco, iluminação, sonorização, arquibancada e outros equipamentos, foram assegurados através de uma emenda conjunta dos deputados Maurão, Jesuíno Boabaid (PMN) e Léo Moraes (PTB), incluída no orçamento de 2016, mas executada somente neste exercício.

O parlamentar reiterou que a Assembleia está conectada com a cultura popular, não apenas abrindo espaços para a discussão do tema, mas destinando recursos para atividades folclóricas. “Preservar e estimular a cultura popular é uma obrigação do homem público, como forma de contar a nossa história e manter vivas as nossas tradições”, completou.

"São 40 grupos, entre quadrilhas e bois-bumbás. Falta o dinheiro para a confecção das indumentárias e alegorias, que fazem dos temas que são apresentados durante o arraial", disse o representante da Federon.

Zékatraca informou, ainda, sobre as prováveis datas do evento. "São duas datas previstas para o Flor do Maracujá. Se houver patrocínio, a previsão é que as apresentações ocorram em 1º de julho. Sem patrocínio, a previsão é 21 de junho, sem disputa de títulos entre as agremiações, mas somente com exibição, com todo o material utilizado no ano passado".

ALE/RO - DECOM -  Eranildo Costa Luna
Foto: Marisvaldo José

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)