Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agroindústria

Após inspeção do Município, União Bandeirantes receberá empresa de laticínios na região

Chegada da empresa gera emprego, renda e contribuição aos cofres públicos


Após inspeção do Município, União Bandeirantes receberá empresa de laticínios na região - Gente de Opinião

O ano de 2023 começa com avanços promissores na área da agroindustrialização de Porto Velho. Após tratativas, por parte da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), o distrito de União Bandeirantes abrigará, em breve, uma grande empresa de laticínios na região.

“Eles terão a capacidade final de produção para 20 mil litros por dia, mas inicialmente conseguirão entregar cinco mil litros por dia. Lá, serão produzidos mussarela, creme de leite e manteiga. As tratativas começaram, ainda, em setembro de 2022. Eles pegaram uma estrutura comprometida e revitalizaram totalmente”, explica o secretário da Semagric, Gustavo Serbino.

A produção leiteira da região de União Bandeirantes é considerada promissora e de boa qualidade. No entanto, os produtos acabavam sendo vendidos para outros municípios. A expectativa agora é de que boa parte dessa produção seja absorvida pela agroindústria.

INVESTIMENTOS

Para garantir mais incentivos não somente à região leiteira de União Bandeirantes, mas em todos os distritos, a Prefeitura atuará em um tripé importante para esse setor: o manejo da terra, a nutrição animal e genética de produção. Na prática, o produtor rural da matéria-prima consegue atender, em parte, os dois primeiros componentes.

Para solucionar a questão da genética leiteira, o município firmou um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para ofertar aos produtores uma genética leiteira de ponta. Ao todo, serão mais de 1,8 mil procedimentos de inseminação artificial e mais 132 procedimentos de transferência de embrião.

“Hoje, temos uma grande produção leiteira, contudo, a média por vaca ainda é baixa. A expectativa é de ver uma grande melhora na produção em médio prazo, esperando triplicar a produção animal em poucos anos.”, explica o secretário.

QUALIDADE DA PRODUÇÃO

Todo alimento de origem animal possui uma legislação federal própria, como resfriadores e produção em área livre de contaminação. Nesse ponto, a Semagric atua para seguir todos os critérios exigidos até que a empresa tenha a certificação de inspeção municipal, que garante a sanidade do produto adquirido. Além disso, outros benefícios também surgem para os cofres públicos.

“Uma agroindústria regularizada começa a gerar emprego e renda para o distrito onde se instalou. Mas também gera contribuições tributárias para o município e também para o Estado, através do recolhimento de impostos. Ou seja, a Prefeitura, distritos e Estado saem ganhando”, finaliza o secretário.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná recebe projeto agroindústrias sustentáveis do Sebrae

Ji-Paraná recebe projeto agroindústrias sustentáveis do Sebrae

O Sebrae em Ji-Paraná realizou nessa quarta-feira (09) o lançamento do Projeto Agroindústrias Sustentáveis. O objetivo desenvolver as agroindústrias

Cerca de 90 participantes estão presentes na primeira edição do Curso, que conta com especialistas de Minas Gerais

Cerca de 90 participantes estão presentes na primeira edição do Curso, que conta com especialistas de Minas Gerais

No período de 7 a 9 de abril, o governo de Rondônia realiza, em Ji-Paraná, o Curso de Produção Queijeira – Padrões e Qualidade dos Queijos das Agroi

Indústria de Rondônia recebe certificação e amplia mercado de peixes para todo o Brasil

Indústria de Rondônia recebe certificação e amplia mercado de peixes para todo o Brasil

Com o fortalecimento das garantias sanitárias no setor agropecuário, impulsionado pelo governo de Rondônia, através da Agência de Defesa Sanitária A

Sebrae lança Projeto Agroindústria Sustentável de Rondônia

Sebrae lança Projeto Agroindústria Sustentável de Rondônia

O Sebrae juntamente com parceiros como o Senar, Senai, associações e outras instituições ligadas ao agronegócio no estado, participaram nessa terça-

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)