Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agroindústria

Carne de jacaré produzida a partir de incentivo da Prefeitura de Porto Velho é destaque na RRShow 2023

Iguaria é produzida por cooperativa da Resex do Lago Cuniã


Iguaria tem chamado a atenção dos visitantes que passam pelo local. - Gente de Opinião
Iguaria tem chamado a atenção dos visitantes que passam pelo local.

Um dos setores com mais rápido crescimento em Porto Velho, a agroindústria segue representando a capital na 10ª Rondônia Rural Show. No Pavilhão Empresarial Internacional, da feira, por exemplo, os visitantes têm a oportunidade de degustar e adquirir a carne de jacaré produzida pela Cooperativa da Resex do Lago Cuniã e que possui o Selo de Inspeção Municipal (SIM) emitido pela Prefeitura.

No pavilhão, a iguaria tem chamado a atenção dos visitantes que passam pelo local. “A recepção do público tem sido muito positiva. É uma carne socioambiental ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, mas que conquista rapidamente a todos pelo sabor único e o alto valor nutricional do produto”, explica Helmar Alves Lopes, gestor de projetos da cooperativa.

A agroindústria da Resex atua no abate e na comercialização da carne para controle populacional dos jacarés na região e é uma importante fonte de renda aos moradores que vivem dentro da reserva. Trata-se do único manejo socioambiental produtivo do país.

Helmar fala do sabor único e alto valor nutritivo da carneHelmar fala do sabor único e alto valor nutritivo da carne

“É muito satisfatório ver um produto da nossa capital conquistando paladares do nosso estado, do país e até do mundo. É um projeto ecologicamente correto que estava parado há anos e que foi retomado graças a incentivo da Prefeitura", lembrou o prefeito Hildon Chaves.

Em 2022, a Prefeitura auxiliou a comunidade com as documentações necessárias para a retomada da produção que estava paralisada há mais de cinco anos, além de garantir a segurança alimentar do produto por meio do Selo de Inspeção Municipal.

"A Prefeitura tem um papel fundamental por ter abraçado o projeto e ajudado a comunidade a retomar a produção. Com certeza, só estamos aqui hoje na Rondônia Rural, apresentando a carne de jacaré da Cooperativa da Resex do Lago Cuniã, devido aos esforços da Prefeitura”, acrescenta o gestor de projetos da cooperativa.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná recebe projeto agroindústrias sustentáveis do Sebrae

Ji-Paraná recebe projeto agroindústrias sustentáveis do Sebrae

O Sebrae em Ji-Paraná realizou nessa quarta-feira (09) o lançamento do Projeto Agroindústrias Sustentáveis. O objetivo desenvolver as agroindústrias

Cerca de 90 participantes estão presentes na primeira edição do Curso, que conta com especialistas de Minas Gerais

Cerca de 90 participantes estão presentes na primeira edição do Curso, que conta com especialistas de Minas Gerais

No período de 7 a 9 de abril, o governo de Rondônia realiza, em Ji-Paraná, o Curso de Produção Queijeira – Padrões e Qualidade dos Queijos das Agroi

Indústria de Rondônia recebe certificação e amplia mercado de peixes para todo o Brasil

Indústria de Rondônia recebe certificação e amplia mercado de peixes para todo o Brasil

Com o fortalecimento das garantias sanitárias no setor agropecuário, impulsionado pelo governo de Rondônia, através da Agência de Defesa Sanitária A

Sebrae lança Projeto Agroindústria Sustentável de Rondônia

Sebrae lança Projeto Agroindústria Sustentável de Rondônia

O Sebrae juntamente com parceiros como o Senar, Senai, associações e outras instituições ligadas ao agronegócio no estado, participaram nessa terça-

Gente de Opinião Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)