Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

ALR - Academia Rondoniense de Letras, Ciência e Artes

Sete grandes rios em sete livros

Sim, nós temos água! Sim, nós temos muita água! Sim, nossas águas estão nos rios!


Sete grandes rios em sete livros - Gente de Opinião

Em 2024 a coleção Rios de Rondônia ganhará seus novos sete livros digitais, escritos pelos professores doutores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Rosalvo Stachiw e Jhony Vendruscolo, que tratam dos sete grandes rios do estado: rio Madeira, rio Machado, rio Jamari, rio Roosevelt, rio Guaporé, rio Mamoré e rio Abunã.

Nos livros individuais são expostos alguns aspectos históricos, as principais características e usos que promovem o desenvolvimento sustentável do estado. 

Rosalvo-Stachiw - Gente de Opinião
Rosalvo-Stachiw

O professor Stachiw afirma: “Nossas águas estão nos rios e é preciso conhecer para usar este recurso de forma sustentável. Desta forma, o objetivo principal da Coleção Rios de Rondônia é trazer um pouco mais de conhecimento a respeito dos rios do estado. Para isso, falaremos do rio como o ator principal da Bacia Hidrográfica”.

Sete grandes rios em sete livros - Gente de Opinião

O primeiro e-book, o Livro 1: Rios de Rondônia pode ser acessado de forma gratuita no site do autor: www.rosalvoescritor.com.br, na aba livros. O leitor encontrará neste material uma base de informações fundamentais para melhor compreender os demais livros da coleção.

Stachiw explica: “A água é abundante, mas não se distribui de maneira igual pelo país (tampouco pelo mundo). No Brasil, a região norte conta com 68% da água doce superficial, possui 45,3% da superfície terrestre nacional e abriga 8,5% da população. O sudeste, em comparação, possui 6% da água doce superficial, 10,8% de superfície terrestre para quase metade da população brasileira, 41,9%”.

Sete grandes rios em sete livros - Gente de Opinião

Os livros da coleção Rios de Rondônia são de autoria dos professores doutores da Universidade Federal de Rondônia: Rosalvo Stachiw, membro da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes (ARL), cadeira n° 32, e Jhony Vendruscolo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ARL encontra acervo histórico em risco na biblioteca Municipal Francisco Meirelles

ARL encontra acervo histórico em risco na biblioteca Municipal Francisco Meirelles

Em uma visita à biblioteca municipal Francisco Meirelles, em Porto Velho - RO, membros da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes (ARL), e

Um conto junino

Um conto junino

O jornal da cidade anunciou que do sul vinha um vento frio. Comprou um casaco quente. Veio, sim, mas só durou metade de um dia. Deu o casaco ao guar

Há 90 anos, cientista alemão pesquisou indígenas do Guaporé

Há 90 anos, cientista alemão pesquisou indígenas do Guaporé

Em 2023 faz 90 anos a ocorrência de uma das expedições científicas mais importantes e interessantes dos pontos de vista científico e cultural realiz

Nova Gravadora - Angella Schilling

Nova Gravadora - Angella Schilling

“Nova Gravadora...Saudamos nela uma valiosa gravadora em metal, obediente e segura na técnica escolhida...Na série de frutos e insetos... encontramos

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)