Segunda-feira, 9 de abril de 2012 - 13h25
MONTEZUMA CRUZ
Editor de Amazônias
Com inscrições abertas, graduados em zootecnia, agronomia, biologia, medicina veterinária, engenharia da pesca, engenharia florestal e outras áreas afins poderão se especializar em piscicultura pelo Instituto de Educação Abrace Brasil, em Porto Velho, nas aulas ministradas uma vez por mês, em fins de semana. O começo da programação será nesta sexta-feira, 13 de abril. Todos os professores são doutores no assunto e acumulam experiências que agora serão compartilhadas na Amazônia Ocidental Brasileira.
O professor Antonio de Almeida Sobrinho, da Coomapeixe (RO) falará a respeito do sistema de criação de peixes. Um dos maiores conhecedores nessa área, Sobrinho destacou-se nos anos 1980 com seus múltiplos trabalhos, entre os quais a defumação de peixes que mereceu páginas nos jornais da época. Ele adotava práticas até então quase impossíveis, diante da falta de recursos da extensão rural.
Atualmente, Rondônia abastece o Estado do Amazonas, que desponta como um grande centro consumidor, embora também seja produtor, com abundância de água, tecnologia e profissionais qualificados para movimentar o setor pesqueiro. A cada semana santa, Rondônia e Roraima conseguem vender bem suas variedades de peixes em feiras e mercados de Manaus. Entre as espécies, destaca-se o tambaqui, comercializado na Feira da Panair, no Bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da cidade.
Na especialização em piscicultura, os professores Agenir Carvalho (Vilhena) e Bernadete Junke (Cacoal) explicarão a metodologia do estudo e da pesquisa científica. Legislação da aquicultura será o tema do pós-doutor Bernardo dos Santos Vaz (UFRS), que também abordará patologias em peixes cultivados; tanques-redes ou gaiola; cultivo consorciado com outros animais domésticos; nutrição e alimentação de peixes; e estatística experimental.
Qualidade da água e manejo em piscicultura é o tema dos professores Kleber Campos Miranda (MG) e Solange Arrolho (Alta Floresta-MT). O professor Marcelo Rodrigues dos Anjos (UFAM–Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente) falará dos tanques-rede ou gaiola; espécies potenciais para o cultivo na região amazônica; e técnicas de preparação de tanques escavados.
Os professores Ronald Kennedy (MG), Juliana Minardi Galo (RO) e Solange Arrolho (Alta Floresta-MT) abordarão Reprodução de peixes em cativeiro larvicultura e alevinagem.
www.abracebrasil.com
Consultoria e Assessoria Universitária
Telefones: 69 3322-7311 e 69 9902-2669
abracercc@hotmail.com / rcc@abracebrasil.com
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra