Terça-feira, 2 de abril de 2013 - 10h24
Secretária Ilmara recebe a direção da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico: novas perspectivas de ampliar visitações ao Seringal Novo Encanto /DIEGO GURGEL |
DIEGO GURGEL
De Rio Branco (AC)
O Acre incentivará o turismo ecológico no Seringal Novo Encanto. No dia 27 de março a secretária estadual de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, recebeu representantes nacionais da Associação Novo Encanto para estudar um termo de cooperação técnica e incentivar a visitação turística na área.
Fundada em 1990 por membros do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), a Associação Novo Encanto é uma organização não-governamental e está localizada no município de Lábrea (AM), entre os estados do Acre e do Amazonas, na Amazônia Ocidental Brasileira.
Ocupa uma área de 8.125 hectares e tem importância significativa nos estudos de produção florestal indígena nacional. O encontro com a secretária Ilmara Lima teve a presença José Mauro Fagundes (ex-presidente e membro do Conselho Deliberativo Nacional da Associação Novo Encanto), José Godoy (atual presidente nacional); Rafael Barbosa (membro do Conselho Fiscal nacional); e do coordenador regional, Carlos Augusto Junior.
A Associação Novo Encanto demonstrou interesse em abrir as portas para receber visitantes, uma vez que o local possui potencial para o ecoturismo. Até então, as visitações têm sido feitas em excursões programadas pela organização, em diferentes pontos do País.
A secretária Ilmara reafirmou o interesse em firmar um termo de cooperação técnicas e programar o início das visitações pelo novo modelo. Anteriormente já ocorrera outras reuniões para tratar do assunto.
Dentre as primeiras intenções estão, a formação de um projeto de estruturação a ser apresentado para o Banco da Amazônia, e o apoio institucional do Governo do Estado do Acre, para a próxima expedição para a reserva que acontecerá em maio, e trará cerca de 50 pessoas ao Estado.
“É importante que essa parceria aconteça, pois trará resultados positivos. Incentivar o ecoturismo no Estado é uma forma de mostrar ao mundo o nosso maior potencial turístico – nossas reservas, e desta forma fortalecer a cadeia produtiva do turismo regional” afirma a secretária.
Um dos encaminhamentos sugeridos pela secretária foi o estreitamento da Associação Novo Encanto com o setor privado: agências e operadores de turismo, que formarão um grupo mais abrangente na divulgação dos pacotes turísticos ao destino. (Colaborou: Montezuma Cruz)
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra