Segunda-feira, 23 de julho de 2012 - 09h21
Trajes típicos, dança típica: presença peruana em Rio Branco marca a consolidação do projeto que prevê pacotes conjuntos entre os três países fronteiriços |
DIEGO GURGEL
De Rio Branco
A integração turística entre o Acre, Rondônia, Bolívia e Peru está presente na Expoacre, a maior feira de agronegócios do estado. Empresários e interessados reúnem-se no Estande da Integração, instalado por iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo, para integrar os estados da Amazônia Legal à rota Amazônia-Andes-Pacífico, agora chamada Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico.
Com um espaço amplo, os visitantes conhecem a oferta turística acreana, rondoniense, do Peru e da Bolívia. No local é possível adquirir pacotes.
Quem visita o estande também pode tirar fotografias diante de painéis em escala real, tendo a sensação de terem sido feitas em Macchu Picchu, no Peru, no Salar de Uyuni na Bolívia, ou em uma das passarelas do Arvorismo do Circuito de Aventura Chico Mendes, em Xapuri.
O secretário de turismo de Rondônia, Basílio de Oliveira, compareceu à cavalgada e visitou as instalações do estande do seu estado. “Estou satisfeito com a iniciativa do governo acreano em unir forças, a fim de promover a Rota até o Pacífico”, ele disse. Oliveira cumprimentou o governo estadual pela oportunidade de expor na maior feira agropecuária e de negócios do Acre.
Secretária de turismo acreana Ilmara Lima, com autoridades rondonienses, bolivianas e peruanas, dá mais um passo para consolidar a integração turística trinacional /FOTOS DIEGO GURGEL |
Para a secretária Ilmara Lima, o projeto que já é uma realidade, se tornará cada vez mais sólido com a divulgação no Estande da Integração. “A população tem a oportunidade de conhecer as belezas do Peru, Bolívia, Acre e Rondônia reunidas num só lugar”, assinalou.
Mostra de Cusco
Modelos peruanas e brasileiras celebraram a integração comercial e turística entre os dois países, durante a 1ª Semana de Cusco no Brasil, que se encerrou no dia 19 próximo passado em Rio Branco.
Público conheceu peças da estilista peruana Varignia García |
O governador do Acre, Tião Viana, a primeira-dama, Marlúcia Cândida, o representante do Ministério das Relações Exteriores (Itamarati), Marcelo Ramos Araújo, autoridades peruanas, entre as quais o embaixador desse país no Brasil, Jorge Bayona, acompanhado da embaixatriz, Helena Bayona e o presidente da Câmara de Comércio de Cusco, Rojer Valencia.
Para o embaixador Jorge Bayona, os acreanos “são muito mais que vizinhos, são irmãos”. “A viagem por terra pela Estrada Interoceânica (também conhecida por Rodovia do Pacífico) é um enriquecimento cultural, onde se aprende com cada vilarejo, até a chegada ao Brasil, como as culturas vão se unindo cada vez mais”.
O governador Tião Viana elogiou o Peru, “país com evolução econômica estável e cujos laços têm importância significativa”. Exemplificou: “É um país que está encontrando um caminho econômico saudável e vem estreitando os laços com o Acre, nos fazendo crer a importância deste sentimento de irmandade”.
A primeira-dama Marlúcia Cândida destacou o gosto de receber vizinhos: “Eles nos trouxeram sua comida típica, suas danças, sua cultura, sua atenção”. O embaixador Jorge Bayona mencionou a parceria dedicada pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Lembrou que, junto com gestores desse setor nos estados de Rondônia e Mato Grosso, “vem buscando a integração turística de fato, por meio da Rota Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico, caminho qual liga o Atlântico ao Pacífico, chamado de La Gran Via del Sol”.
A 1ª Semana de Cusco no Brasil aliou a matéria-prima tradicional e o design moderno. E a gastronomia peruana também foi apresentada numa degustação comandadapelo chef Javier Valdez, que levou a Rio Branco sete pratos unindo ingredientes típicos dos Andes, e também brasileiros. Com isso, ele mostrou a integração também de sabores, acompanhados de bebidas finas, entre as quais o tradicional Pisco Sour.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra