Quinta-feira, 16 de julho de 2015 - 05h11
Flávia Kato Eric Brosler
Musa
Em Manaus (AM)
Museu da Amazônia (Musa) e Instituto Piagaçu promoveram troca de experiências agroecológicas entre 29 de junho e 1º de julho, no Centro de Treinamento Agroflorestal do museu.
A parceria teve como público alvo agricultores de comunidades da região do Rio Purus e agricultores do Projeto de Assentamento Água Branca.
Meliponicultura, Práticas de Adubação da Agricultura Orgânica com Compostagem e Biofertilizantes, e Sistemas Agroflorestais foram os temas abordados, com a contribuição dos próprios agricultores e da equipe técnica presente. Houve importantes momentos de trocas de experiências com atividades práticas, finalizando com a construção de uma agrofloresta.
Trata-se da prática de uso produtivo do solo, na qual se consorciam plantas agrícolas e florestais na mesma área, onde a fertilidade no solo ocorre em diferentes níveis e ciclos ao longo do tempo, com grande acúmulo de matéria orgânica e nutrientes.
Favorecido pelas condições ambientais amazônicas, o método se contrasta com a prática usual de derruba, corte e queima, opondo-se a perda de nutrientes disponíveis e degradação do solo em curto tempo, sendo comprovado e demonstrado na prática pelos agricultores do Água Branca que possuem áreas de SAF em terra firme e pelos agricultores da região do Rio Purus.
Houve troca de sementes entre os agricultores, com grande diversidade de espécies hortícolas, frutíferas e especialmente manivas de mandioca e macaxeira, troca que deve ser estimulada para que não se percam as variedades tradicionais alimentícias e de usos múltiplos amazônicos.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra