AMAZÔNIAS
LISBOA — Durante cinco dias, de quatro a nove de maio próximo, países de língua portuguesa participarão do 1º Festival de Cinema (FESTin) no Cinema São Jorge e Cinemateca da capital portuguesa. Este é o ano do Brasil em Portugal e Portugal no Brasil, conforme acordo assinado pelo primeiro-ministro José Sócrates e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com o apoio da Embaixada Brasileira em Lisboa, da Missão do Brasil na Comunidade dos Países de Portuguesa e da CPLP, o evento tem a parceria do Festival de Cinema Internacional de Luanda. Premiará práticas de respeito às diferenças e de cultura da paz entre os povos. Segundo os organizadores, 50% da bilheteria serão revertidos para obras filantrópicas da Guiné-Bissau.
— Queremos e podemos estimular práticas de inclusão cultural e social nos países de língua portuguesa — assinala a jornalista Léa Teixeira, da empresa Padrão Actual, promotora do evento.
As inscrições já foram encerradas. Os filmes a serem exibidos já foram vencedores de prêmios nos seus respectivos países. Participam: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Será feita uma pré-seleção com festivais de cinema parceiros, criando um espaço de troca e integração de diferentes festivais.
O FESTin pretende valorizar as habilidades e competências das populações, em particular daquelas em situação de risco, por meio do contato com a arte e o cinema. Assim, terão espaço filmes e documentários orientados à temática da melhoria da qualidade de vida de populações de língua portuguesa em seus diferentes contextos econômicos, sociais e culturais.
|
Claufe Rodrigues ensinará novas maneiras de produção cinematográfica/CLAUFERODRIGUES.COM
|
Mas ousa mais: irá apoiar nos territórios da língua portuguesa a promoção de novos cineastas, o que considera essencial. Léa Teixeira explica:
— Queremos fomentar a divulgação das iniciativas dos cineastas vocacionados à criação de inovações técnicas e conceituais, e debater cada obra exibida no festival.
Os participantes deverão discutir o futuro do cinema e a sua contribuição como linguagem artística, por meio de filmes e vídeos, para a compreensão e a prática dos direitos humanos, da cidadania e da inclusão social. As discussões procurarão a aproximação entre realizadores experientes, futuros cineastas e interessados nessa linguagem artística.
A programação do Festin está inserida na Semana da CPLP, que apoia a promoção e o estímulo das artes audiovisuais por meio do intercâmbio multicultural, visando à celebração de encontros entre diferentes expressões dos países lusófonos.
Durante o Festival haverá oficinas no mesmo espaço do evento, oferta de seminários e mais opções de lazer e cultura para os participantes. Serão exibidos quatro filmes diários — um de curta e três de longa metragem. Paralelamente, haverá oficinas. No dia cinco de maio, das 14h às 17h, na Cinemateca Junior Museu do Cinema
|
Calebe Pimentel mostrará aos participantes técnicas de videoperformance /DIVULGAÇÃO
|
(Palácio Foz), o jornalista Claufe Rodrigues apresentará “Documentário para TV — Um novo modo de produção”. Nos dias seis e sete, no mesmo horário, o videomaker Calebe Augusto Pimentel abordará “Videoperformance – Arte VJing”.
Grupos musicais se apresentarão com danças e a gastronomia dos países lusófonos também se fará presente. As empresas Delta Cafés, Sapo, PT e Racco Cosméticos apóiam o FESTin. Outras serão ainda anunciadas pelos organizadores.
Veja o site do festival. Aqui
FALE COM
● Léa Teixeira
leateixeira@gmail.com – Telefone: (351) 96 549 75 06
● Adriana Niemeyer
fraudrica@yahoo.com – (351) 96 906 33 90
● Vitor Manuel Serra
vitormserra@gmail.com – (351) 21 726 13 06
festival.itinerante.festin@gmail.com
|
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)