Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Carlão da Emater reitera apoio a ações colegiadas no CREA-RO


 Carlão da Emater reitera apoio  a ações colegiadas no CREA-RO - Gente de Opinião
Carlão assina o ato de posse, observado pelo antecessor, Nélio Alencar / foto José Nascimento

Ao assumir esta semana a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO), o engenheiro florestal e técnico agrícola Carlos Antônio Xavier destacou a importância das eleições de 15 de dezembro e os propósitos de cumprimento dos compromissos de campanha.

“Não há ganhadores, nem perdedores, o Sistema é que ganhou, porque fizemos eleições democráticas e a eleição foi bem disputada, pois tivemos cinco candidatos”, comentou Carlão da Emater, que obteve 669 votos.

Empossado no cargo, o novo presidente deu posse a seis novos conselheiros, fruto da renovação de um terço dos membros. Nesse primeiro dia de trabalho, quarta-feira, a assembleia escolheu e empossou a nova diretoria: vice-presidente, engenheiro florestal Ailton Pacheco Dias; 1º secretário, engenheiro eletricista Edivan Honorato Cândido; 2º secretário, engenheiro florestal Nilton César Tolentino Costa; 1º diretor financeiro, engenheiro agrônomo Thiago Castro de Oliveira; 2º diretor financeiro, engenheiro agrônomo José de Jesus Gonçalves Bezerra.

Foram também empossados o diretor Geral da Mútua-RO [caixa de assistência] o engenheiro mecânico Edison Rigoli; a diretora administrativa, engenheira agrônoma Celma Viana de Aquino. Ambos foram eleitos em dezembro passado.

 O engenheiro eletricista José Braga de Moura Sobrinho é o diretor financeiro.

“Na campanha eu considerei primordial trabalhar com o colegiado, e até lembrei que o nosso sistema é presidencialista com modelo parlamentarista, porque desta maneira debatemos amplamente propostas e idéias”, assinalou Carlão.

O plenário do CREA-RO é formado por 25 conselheiros representantes de entidades representativas de engenheiros agrônomos, civis, florestais, geólogos, eletrotécnicos, mecânicos e ambientais.

O Sindicato dos Engenheiros (Senge) renovou a indicação de alguns conselheiros, entre os quais, Clodoaldo de Oliveira, 25 anos, um dos mais jovens do País e já no segundo mandato.

O engenheiro civil Nemias Machado, cujo mandato encerrou-se em 2017, foi reconduzido para mais um. O Senge tem cinco conselheiros titulares.

Até a primeira reunião do Conselho, em março próximo, dois tomarão posse mais dois conselheiros cuja documentação ainda não estava completa na assembléia do dia três.

Quem é quem nas Câmaras

Esta é a composição das Câmaras com seus conselheiros titulares e suplentes a partir deste ano:

Carlão da Emater reitera apoio  a ações colegiadas no CREA-RO - Gente de Opinião

Novos conselheiros tomam posse ouvindo palavras de apoio do novo presidente do CREA-RO
 

Câmara de Engenharia Civil, Geologia, Minas e Agrimensura

Engenheiro Civil Álvaro Antônio Aguiar dos Reis e Engennheiro Civil Zie Bezerra da Silva; Clodoaldo Oliveira de Melo Neto e Carlos André da Silva Morais; Ângelo Conti Júnior e Clemilson Nascimento Ferreira; Edson da Silva Duarte (coordenador) e Diego Demétrio Torres; Henry Carlos Boero da Costa (Coordenador Adjunto) e Antônio Ruzimar Tavares Ramos; Kelson Carlos Carneiro e Jair Monteiro Silva de Souza; Neemias Machado Barbosa e Engenheira Ambiental Priscylla Lustosa Bezerra Gomes; Geólogo Amilcar Adamy e Vital José Ribeiro Wanderley; Engenheira Sanitarista Maria Angélica Foes da Rocha e Engenheira Civil Ana Cristina Santos Strava Corrêa Silva; Geógrafos Eliomar Pereira Silva Filho e Adnilson de Almeida Silva; Engenheiro Agrimensor Marcos Brito Pita do Carmo.

Câmara de Agronomia

Engenheiros agrônomos: Antônio Carlos Vieira (coordenador Adjunto) e Vaneide Araujo de Sousa Rudnick; Moisés Vieira Fernandes (coordenador) e Raimundo Nonato da Silva; Thiago Castro de Oliveira; Felipe Monclair Gomes Catarina; José de Jesus Gonçalves Bezerra e Juracino Cézar de Oliveira.

Câmara de Engenharia Florestal

Engenheiros florestais Rafael de Souza Macedo (coordenador) e Alexandre Garcia Serrano; Pedro Ernesto Amorim Sena Filho e Nilton César Tolentino Costa; Ailton Pacheco Dias e Renilda Aires; Eugênio Pacelli Martins e Edgard Menezes Cardoso.

Câmara de Engenharia Elétrica, Mecânico e Metalurgia e Segurança do Trabalho

Engenheiros eletricistas Gervásio Aires dos Santos (coordenador) e Rogério dos Santos; Engenheiros de Operação Mecânica Luís Claudio de Oliveira Ramos (coordenador adjunto) e Gustavo Soares e Silva; engenheiros eletricistas Gervásio Aires dos Santos (coordenador) e Rogério dos Santos; Edvan Honorato Cândido e Cézar Roberto Soares; engenheiros mecânicos Sérgio Souza dos Santos Júnior e Edison Rigoli Gonçalves.                   

Gente de OpiniãoSábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)