Sexta-feira, 5 de janeiro de 2018 - 09h02
Carlão assina o ato de posse, observado pelo antecessor, Nélio Alencar / foto José Nascimento
Ao assumir esta semana a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO), o engenheiro florestal e técnico agrícola Carlos Antônio Xavier destacou a importância das eleições de 15 de dezembro e os propósitos de cumprimento dos compromissos de campanha.
“Não há ganhadores, nem perdedores, o Sistema é que ganhou, porque fizemos eleições democráticas e a eleição foi bem disputada, pois tivemos cinco candidatos”, comentou Carlão da Emater, que obteve 669 votos.
Empossado no cargo, o novo presidente deu posse a seis novos conselheiros, fruto da renovação de um terço dos membros. Nesse primeiro dia de trabalho, quarta-feira, a assembleia escolheu e empossou a nova diretoria: vice-presidente, engenheiro florestal Ailton Pacheco Dias; 1º secretário, engenheiro eletricista Edivan Honorato Cândido; 2º secretário, engenheiro florestal Nilton César Tolentino Costa; 1º diretor financeiro, engenheiro agrônomo Thiago Castro de Oliveira; 2º diretor financeiro, engenheiro agrônomo José de Jesus Gonçalves Bezerra.
Foram também empossados o diretor Geral da Mútua-RO [caixa de assistência] o engenheiro mecânico Edison Rigoli; a diretora administrativa, engenheira agrônoma Celma Viana de Aquino. Ambos foram eleitos em dezembro passado.
O engenheiro eletricista José Braga de Moura Sobrinho é o diretor financeiro.
“Na campanha eu considerei primordial trabalhar com o colegiado, e até lembrei que o nosso sistema é presidencialista com modelo parlamentarista, porque desta maneira debatemos amplamente propostas e idéias”, assinalou Carlão.
O plenário do CREA-RO é formado por 25 conselheiros representantes de entidades representativas de engenheiros agrônomos, civis, florestais, geólogos, eletrotécnicos, mecânicos e ambientais.
O Sindicato dos Engenheiros (Senge) renovou a indicação de alguns conselheiros, entre os quais, Clodoaldo de Oliveira, 25 anos, um dos mais jovens do País e já no segundo mandato.
O engenheiro civil Nemias Machado, cujo mandato encerrou-se em 2017, foi reconduzido para mais um. O Senge tem cinco conselheiros titulares.
Até a primeira reunião do Conselho, em março próximo, dois tomarão posse mais dois conselheiros cuja documentação ainda não estava completa na assembléia do dia três.
Quem é quem nas Câmaras
Esta é a composição das Câmaras com seus conselheiros titulares e suplentes a partir deste ano:
Novos conselheiros tomam posse ouvindo palavras de apoio do novo presidente do CREA-RO
Câmara de Engenharia Civil, Geologia, Minas e Agrimensura
Engenheiro Civil Álvaro Antônio Aguiar dos Reis e Engennheiro Civil Zie Bezerra da Silva; Clodoaldo Oliveira de Melo Neto e Carlos André da Silva Morais; Ângelo Conti Júnior e Clemilson Nascimento Ferreira; Edson da Silva Duarte (coordenador) e Diego Demétrio Torres; Henry Carlos Boero da Costa (Coordenador Adjunto) e Antônio Ruzimar Tavares Ramos; Kelson Carlos Carneiro e Jair Monteiro Silva de Souza; Neemias Machado Barbosa e Engenheira Ambiental Priscylla Lustosa Bezerra Gomes; Geólogo Amilcar Adamy e Vital José Ribeiro Wanderley; Engenheira Sanitarista Maria Angélica Foes da Rocha e Engenheira Civil Ana Cristina Santos Strava Corrêa Silva; Geógrafos Eliomar Pereira Silva Filho e Adnilson de Almeida Silva; Engenheiro Agrimensor Marcos Brito Pita do Carmo.
Câmara de Agronomia
Engenheiros agrônomos: Antônio Carlos Vieira (coordenador Adjunto) e Vaneide Araujo de Sousa Rudnick; Moisés Vieira Fernandes (coordenador) e Raimundo Nonato da Silva; Thiago Castro de Oliveira; Felipe Monclair Gomes Catarina; José de Jesus Gonçalves Bezerra e Juracino Cézar de Oliveira.
Câmara de Engenharia Florestal
Engenheiros florestais Rafael de Souza Macedo (coordenador) e Alexandre Garcia Serrano; Pedro Ernesto Amorim Sena Filho e Nilton César Tolentino Costa; Ailton Pacheco Dias e Renilda Aires; Eugênio Pacelli Martins e Edgard Menezes Cardoso.
Câmara de Engenharia Elétrica, Mecânico e Metalurgia e Segurança do Trabalho
Engenheiros eletricistas Gervásio Aires dos Santos (coordenador) e Rogério dos Santos; Engenheiros de Operação Mecânica Luís Claudio de Oliveira Ramos (coordenador adjunto) e Gustavo Soares e Silva; engenheiros eletricistas Gervásio Aires dos Santos (coordenador) e Rogério dos Santos; Edvan Honorato Cândido e Cézar Roberto Soares; engenheiros mecânicos Sérgio Souza dos Santos Júnior e Edison Rigoli Gonçalves.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra