Sábado, 15 de outubro de 2011 - 12h57
LEA TEIXEIRA
De Lisboa
O Brasil está presente no CineEco – Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, promovido anualmente em outubro, entre os dias oito e dezesseis, na bela cidade de Seia, situada na encosta da Serra da Estrela, a mais alta de Portugal continental. É um certame de grande qualidade na temática ambiental, no contexto europeu. Este ano marca aparentemente o início de uma nova era, com uma nova direção (a mesma do prestigiado IndieLisboa) e de uma nova linha de programação onde se destacam para além de um competição internacional, uma competição lusófona, competitiva de curtas e longas-metragens documentais, onde se incluem os filmes brasileiros: Avenida Brasília Formosa de Gabriel Mascaro (83'), As Aventuras de Paulo Bruscky, de Gabriel Mascaro (20'), Cachoeira, de Sérgio J. Andrade (14'), Magnifica Desolação, de Fernando Coimbra (18'), Projeto Silêncio, de Bruno Caticha (14').
Seia assume-se como um local previlegiado de encontro com a natureza. Logo é a cidade portuguesa mais adequada para a realização de um festival de cinema, sobre a temática ambiental. No entanto, a diversidade e beleza da paisagem e do património, bem como da gastronomia e a cultura, constituem igualmente motivos de grande interesse para uma visita turística durante todo o ano.
Para começar Seia fica situada no sopé da montanha, onde no inverno é possível esquiar e praticar desportos de inverno. Mas fica ainda perto de um conjunto de belas vilas e aldeias de montanha, (Loriga, Sabugueiro, Vide), inseridas num ambiente natural, que podem ser pontos de partida para conhecer melhor a região, percorrer itinerários de caminhadas e locais de desportos da natureza.
O conhecimento e preservação do património ambiental da serra da Estrela faz-se ainda através do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (Cise), uma excelente infra-estrutura expositiva, que desenvolve um conjunto de atividades educativas de divulgação ambiental, investigação e promoção turística.
É possível reservar um guia especializado nas várias áreas (geologia, fauna e flora) para melhor conhecermos o maciço montanhoso. A cidade é ainda dotada de um conjunto de equipamentos museológicos e de lazer que constituem um grande exemplo de diversidade: Museu do Brinquedo, Museu Etnográfico, Museu da Electricidade (um excelente retrato da evolução do aproveitamento hidríco na região) e por último um Museu do Pão, espaço perspectivo e histórico deste alimento, que tem ainda um excelente restaurante onde são servidos pratos tradicionais e os mais ricos manjares da região: queijo da serra da Estrela, requeijão, pão, broa, bolo negro de Loriga, vinho enchidos e cabrito.
A par disso e do Cise há ainda um conjunto de equipamentos culturais de grande atração: a Casa das Artes, Biblioteca e principalmente a Casa Municipal da Cultura, um espaço onde são exibidos a maioria dos filmes do CineEco.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra