Sexta-feira, 4 de junho de 2010 - 08h05
Mais de 26 mil metros cúbicos de madeira foram comercializados. Multa para envolvidos foi de R$ 17,6 mi e 18 empresas serão investigadas.
AMAZÔNIAS:
Do Globo Amazônia, em São Paulo
Fiscais do Ibama embargaram nesta terça-feira (1º) um falso Plano de Manejo Florestal Sustentável no Pará, a cerca de 70 quilômetros da cidade de Anapu.
A empresa tinha autorização para extrair mais de 62,5 mil metros cúbicos de madeira de maneira legal, mas usou a permissão para encobrir o desmatamento irregular de outros empreendimentos.
A propriedade vistoriada pelo órgão tem 2,9 mil hectares e 2,8 quilômetros de estradas abertas, além de alguns barracões. As árvores da floresta na região permanecem em pé, mas os proprietários usavam o plano como fachada e emitiam guias florestais para outras empresas, que funcionam ilegalmente.
No total, o Ibama identificou 18 serrarias e madeireiras paraenses envolvidas no esquema. Usando o falso plano de manejo, elas vendiam a madeira como se ela tivesse origem legal, por meio do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora). A quantidade total envolvida nos cadastros soma mais de 26 mil metros cúbicos de madeira.
24/04/2009 |
Assentamento Joana Darc, uma Torre de Babel |
Segundo o chefe da Divisão Técnica do Ibama, Dennys Pereira, o dano ao meio ambiente é duplo quando um plano de manejo é usado para encobrir desmatamento ilegal de outras empresas. Isso ocorre, de acordo com ele, porque os infratores descartam uma medida legal para explorar a floresta de maneira sustentável e preferem o corte irregular.
O Ibama multou os envolvidos na fraude em R$ 17,6 milhões e também apreenderam um trator na propriedade. As 18 empresas envolvidas no esquema também serão investigadas, segundo o órgão.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra