Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 - 15h54
Mayara esteve em lugares frequentados por celebridades e, possivelmente, por traficantes de drogas /SOL, Lisboa
JOAQUIM GOMES (*)
Sol
Lisboa (Portugal)
O Consulado-Geral do Brasil no Porto está hoje em contacto permanente com a Polícia Judiciária de Braga, a fim de saber se a mulher assassinada é uma jovem brasileira, pois Mayara Maldonado, de 20 anos, é a única desaparecida na zona nos últimos três meses.
A Polícia Judiciária de Braga vai participar hoje de manhã na autópsia da mulher que foi encontrada morta sábado nos arredores da cidade, para tentar apurar a identidade da vítima, já que o estado de decomposição do cadáver não permitiu reconhecer de quem se tratava e nem sequer uma idade aproximada. Tal como o SOL adiantou, apenas pela roupa interior se soube ser uma mulher o cadáver encontrado numa fábrica abandonada.
Os pais da única mulher desaparecida na zona de Braga desde os dois últimos meses são um casal brasileiro, que está preocupado com a possibilidade de tratar-se da sua filha, Mayara Maldonado, de 20 anos, que residia em Braga e trabalhava num bar de alterne em Vila Nova de Famalicão. Por isso, O Consulado-Geral do Brasil no Porto já enviou a Braga esta segunda-feira uma sua advogada, a fim de diligenciar junto das autoridades.
Os pais Elias e Alessandra Maldonado querem a filha "viva ou morta"/JORNAL DE NOTÍCIAS, Lisboa |
Em declarações ao SOL, Elias Maldonado, o pai da jovem brasileira, afirmou “esperar que não seja a Mayara a mulher encontrada morta, mas estamos muito atentos desde sábado e esperamos que esta segunda-feira a Polícia Judiciária saiba de quem de trata”.
Elias Maldonado e a sua mulher, Alessandra Garcia, tinham-se ausentado de Portugal há dois anos, voltando para o Brasil, mas Mayara ficou em Braga a viver num apartamento, na zona o Feira Nova, para continuar a estudar, ingressando na Universidade do Minho.
A 11 de Outubro de 2013, Mayara desapareceu, mas ainda teve tempo de telefonar para o seu namorado, residente em Gaia, pedindo socorro. O telemóvel foi desligado e desde aí os pais nunca mais tiveram notícias da filha, voltando imediatamente para Portugal. O apartamento da jovem, na Praça Padre António Vieira, estava todo removido, ficando os pais de Mayara a saber que afinal não estudava, mas trabalhava num clube de alterne em Famalicão. “A minha filha envolveu-se com gente da noite e isso pode ter-lhe custado muito caro”, segundo referiu ao SOL Elias Maldonado. Assista vídeo AQUI.
O cadáver de uma mulher foi encontrado sábado à tarde na Avenida de Santa Lucrécia de Algeriz, nos limites desta freguesia com a de Navarra, no dia em que se completava precisamente três meses sobre o desaparecimento de Mayara. Mas a Polícia Judiciária, para já, não tem dados seguros sobre a identidade do corpo. Apesar do desaparecimento de Mayara ser o único caso do género conhecido desde há três e de o cadáver estar em decomposição há cerca de dois meses, nada garante que se trata de Mayara Maldonado.
A jovem, de 20 anos, é natural de Cacoal, mas antes de ter vindo para Portugal residia em Ji-Paraná, no Estado de Rondônia, pelo que desde Outubro os pais estão a receber o apoio as autoridades estatais brasileiras e por isso mesmo uma advogada contratada pelo Consulado-Geral do Brasil no Porto irá deslocar-se esta segunda-feira a Braga. A PJ de Braga está ainda a equacionar várias pistas quanto a possíveis identidades, admitindo-se ainda que a vítima poderá ser Judite Carvalho, desaparecida a 25 de Maio em Vila Real.
(*) Mantida a grafia original portuguesa.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra