Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 - 18h05
DIEGO GURGEL
De Rio Branco
Pela segunda vez no estado, Marcelo Rosenbaum, arquiteto famoso pelo quadro “lar doce lar” do caldeirão do Huck, traz o projeto “A gente transforma”, onde une, além do “morar” os conceitos de brasilidade e imersão na cultura de diversos povos do país, com design moderno.
O projeto tem parceria do governo acreano e Sebrae e desta vez, Rosenbaum retorna, graças à iniciativa da primeira-dama estadual, Marlúcia Cândida, em 2012, na Feira de Milão, firmando acordo para idealizar luminárias com os povos Yawanawá em co-criação com a La Lampe. Com 11 lojas no País, ela produzirá 30% das luminárias, das quais, 70% na própria aldeia.
No dia 15, no gabinete civil, o arquiteto encontrou a assessora da primeira-dama, Bia Saldanha, a secretária de turismo e lazer, Ilmara Lima, o líder indígena Shaneihu Yawanawá, e o representante da Assessoria Indígena, Marcelo Piedrafita, para discutir como se dará o processo de criação e a logística de Rosenbaum nos 20 dias que permanecerá na aldeia.
No ato foi assinado um termo de cooperação entre Setul, povos Yawanawá e o estúdio Rosenbaum para o apoio ao projeto “A Gente Transforma”.
Segundo Rosenbaum, “esta é uma grande aliança, onde o design se tornará útil, e terá uma transferência corporal dos significados sagrados dos indígenas para o cotidiano das pessoas, contando uma história incomum aos brancos, extraindo o exoticismo dos indígenas”, construindo um trabalho que ele chama de “economia criativa”.
A secretária IlmaraLima acredita no projeto como uma oportunidade de desenvolver e exportar a cultura indígena e o artesanato acreano. "Divulgará o nome Yawanawá no Brasil e fora dele, já que boa parte dos produtos já será exposta na Feira de Milão este ano, apresentando o artesanato acreano no resto do mundo”, ela diz. Rosenbaum trabalhará com os Yawanawá até o dia cinco de fevereiro.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra