Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 - 12h15
No Amazonas, a Defesa Civil estadual emitiu alerta de cheia na região do Alto Solimões, que engloba os municípios de Tabatinga, São Paulo de Olivença, Tonantins, Benjamin Constant e Santo Antônio do Iça.
De acordo com o secretário adjunto do órgão, Hermógenes Rabelo, a previsão é que a cheia alcance a região em menos de um mês, atingindo 30 mil famílias.
“Os municípios de Tabatinga, Benjamim Constant, São Paulo de Olivença e Tonantins estão em atenção máxima. Provavelmente, nas próximas duas semanas, um mês, eles vão entrar em situação de emergência. Os municípios do Purus estão em atenção máxima, estamos acompanhando a situação, com equipes da defesa civil fazendo avaliação da situação", disse Hermógenes Rabelo, acrescentando que " vamos mobilizar toda a estrutura do governo do Estado para atender a população afetada".
Conforme monitoramento do Sistema de Proteção da Amazônia, as chuvas em países vizinhos estão influenciado na subida do nível dos rios nas calhas do Solimões e Amazonas. O cenário deve persistir nas próximas semanas.
Segundo dados da Defesa Civil do Estado, a cheia atinge 9 mil famílias na calha do Rio Juruá. O Governo iniciou a ajuda humanitária na região, enviando 32 toneladas de alimentos e medicamentos.
A Secretaria de Produção Rural anunciou a possibilidade de dar anistia aos produtores rurais que tiveram prejuízos por causa da enchente. O órgão já registrou algumas perdas de produção nas áreas de várzea.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra