Domingo, 30 de maio de 2010 - 21h12
AMAZÔNIAS
BRASÍLIA — O deputado federal Walter Ihoshi (DEM-SP) pediu audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o projeto de lei que cria a alíquota de 2% sobre as remessas em dinheiro enviadas ao Brasil por brasileiros no exterior.
O deputado quer ouvir as opiniões do presidente do Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior, Massato Ninomiya, e do embaixador e diretor do Departamento das Comunidades de Brasileiros no Exterior, Eduardo Ricardo Gradilone Neto.
O Projeto de Lei Complementar nº 559/10 foi idealizado pelo jornalista Samuel Saraiva e é de autoria do deputado Manoel Junior (PMDB-PB).
O montante arrecadado pela taxa iria para um fundo emergencial de ajuda aos brasileiros no exterior. O deputado já se pronunciou contra o projeto.
A edição 972 de 22 de maio do jornal International Press traz entrevista com o deputado Ihoshi sobre duas outras propostas que tramitam no Congresso e que criariam vagas para deputados federais vivendo no exterior.
O que prevê o projeto
BRASÍLIA — O PLP dispõe sobre a criação de contribuição social a aliquota de 2% sobre as remessas de dinheiro de pessoas físicas residentes no exterior para pessoas físicas ou jurídicas residentes, ou com sede e/ou filial no Brasil, a fim de prover recursos que atendam brasileiros no exterior em situações emergenciais.
Destacam-se: repatriação, custeio e hospedagem popular pelo prazo mínimo necessário à repatriação; traslado de corpos em caso de acidente ou de crime, quando a família da vítima for carente, segundo avaliação das autoridades consulares; custeio de despesas hospitalares emergenciais em caso de indigência.
E ainda: prestação de assistência jurídica imprescindível à defesa, em caso de hipossuficiência; e promoção de atividades de interesse comunitário dos brasileiros residentes na circunscrição do Consulado.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra