Terça-feira, 14 de novembro de 2017 - 10h06
No dia 10 de Novembro foi realizado o Dia de Campo “Plantar Árvores em Rondônia é um Grande Negócio”. Evento contou com diversas palestras durante o período da manhã e uma visita a uma lavoura de Teca na cidade de Ouro Preto do Oeste. Mais de 100 produtores e técnicos participaram do Dia de Campo.
Foi organizado pelo Governo do estado, através da parceria SEDAM/EMATER e com o apoio da ARFLORA (Associação Rondoniense da Floresta Plantada). Ivo Jerônimo, diretor Executivo da ARFLORA apresentou o histórico da Floresta Plantada em Rondônia, com ênfase para a regulamentação em Maio de 2011 por iniciativa do então deputado Jaques Testoni, culminando com a edição do Decreto nº 15.933 e Instrução Normativa nº 01/SEDAM/2011. Naquele ano ainda foi criado a ARFLORA no mês de Novembro e em 2012 foi realizado em Vilhena o 1º Seminário Campo “Plantar Árvores em Rondônia é um Grande Negócio”, evento que foi sucedido pelo 2º e 3º Seminários em 2014 e 2016 respectivamente. Em Outubro de 2012 foi criada a Coordenadoria de florestas Plantadas na SEDAM, passando a ser o foro de encaminhamento para produtores e consumidores. Em 12/05/2016, Rondônia foi o primeiro estado da federação a promulgar uma lei específica para a “Política agrícola para Florestas Plantadas” (Lei Complementar nº 873). Ato contínuo, já previsto pela Lei, é instalado o CONSEPAF (Conselho Estadual da Política Agrícola para Floresta Plantada), instância que hoje centraliza todas as ações para que se consolide a Floresta Plantada efetivamente como uma agricultura, e assim seja entendido por técnicos, produtores e industriais.
O Consultor Florestal Adilson Pepino apresentou a palestra sobre o cultivo da Teca (Tectona Grandis) árvore exótica oriunda da Índia e que em Rondônia encontrou um habitat interessante, sendo a região que mais cresce no mundo. Esta cultura é altamente lucrativa, sendo muito superior à pecuária, quando se busca a média nos 16 a 20 anos de corte final.
O representante da Geen, empresa inglesa com sede em Jaru que está focada na produção e exportação de Teca discorreu sobre o comércio de Teca. Ao final apresentou o plano da empresa Green de fazer parcerias com os Produtores, financiando o plantio com apoio técnico.
Finalmente o Gerente do BASA de Ji-Paraná apresentou minuciosamente as linhas de créditos para financiamento de Florestas Plantadas.
Após o almoço, todos seguiram para a visita técnica ao plantio de Teca aos fundos da EMBRAPA de Ouro Preto, onde foi esclarecido todas as dúvidas dos produtores. Esteve presente também um Técnico e comerciante que veio da Costa Rica, pequeno país da América Central que detém mais plantio que o Brasil.
O Dr. Edgard Cardoso, coordenador do evento mostrou-se satisfeito e declarou que serão realizados mais eventos como este em outras regiões de Rondônia, pois o objetivo é divulgar e viabilizar o plantio de árvores com fins comerciais como mais uma atividade de fácil manejo e muito lucrativa que certamente vai beneficiar o homem do campo.
Colaboração: ARFLORA
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra