Quinta-feira, 26 de julho de 2018 - 19h33
O Sebrae aplica esforços na Cafeicultura de Rondônia, tem realizado dias de campo em parceria do Governo do Estado, pelo convênio nº 017/PGE/2017, e Seagri/Sebrae, além de apoio da Emater e das prefeituras. Isso porque o cultivo de café em Rondônia é favorecido pelas características especiais de solo, pela topografia adequada e clima favorável. Não somente na cultura do café, as atividades do agronegócio são referências nas ações dos projetos da sede do Sebrae em Rondônia e das agências do interior do estado. Na piscicultura, tem apoiado produtores levando missões para feiras fora do estado, no encadeamento produtivo trabalha com o leite para melhorar o fornecimento aos laticínios e nessas vertentes tem buscado melhorar a vida do produtor rural com apoio à agricultura familiar. Não somente em Rondônia, o Sebrae além de trabalhar, também comemora o dia do produtor rural e do agricultor, sendo que o Sebrae Nacional firma convênios de cooperação técnica. Além das parcerias, os produtos e serviços direcionam especial atenção ao meio rural, especificamente com os seminários temáticos que favorecem os produtores com conhecimento e aplicações práticas.
O Sebrae Nacional realiza no próximo dia 27 de julho o Prospera Agro, um evento que vai reunir em Brasília especialistas em diversos segmentos do agronegócio para debater sobre a importância dos pequenos negócios rurais para a economia do país. A programação comemora o Dia do Produtor Rural (25) e do Agricultor (28). Durante o evento, serão assinados quatro convênios com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e celebrados dois convênios em exercício com o Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin e com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS.
“O Brasil é reconhecido como celeiro do mundo graças às suas características territoriais e à grande base produtiva, composta por mais de cinco milhões de unidades. Nesse contexto, as pequenas propriedades rurais têm um papel fundamental na garantia da segurança alimentar da população, na geração de emprego e no fortalecimento da economia brasileira”, explica a diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae Nacional, Heloisa Menezes.
Os convênios de cooperação técnica e financeira que serão assinados com a Embrapa estão voltados para as seguintes temáticas: “Inteligência Estratégica para Pequenos Negócios Rurais: Agregação de Valor e Tecnologia”; “Aquicultura com Tecnologia e Sustentabilidade – Aquitech”; “Mapa de Oportunidades de Apoio à Valorização de Produtos Agroalimentares”; e “Agroecologia e Produção Orgânica - Conhecimentos e Tecnologias para Sistemas Produtivos mais Sustentáveis”, e contam com a parceria da Fundação Eliseu Alves – FEA.
Mais convênios
Já na cadeia vitivinícola, onde o Sebrae atua há mais de duas décadas, o convênio auxilia na percepção positiva de qualidade e fortalecer o processo comercial do vinho brasileiro no mercado interno. No âmbito do projeto, são realizadas diversas ações, entre elas o Qualidade na Taça – que qualifica o trade; promoção dos vinhos brasileiros em feiras, eventos, concursos, entre outros; consolidação do Programa Alimento Seguro (PAS) Uva para Processamento; sensibilização e qualificação para o Simples Nacional; e promoção das indicações geográficas de vinhos do Brasil.
Com a ABCS, as frentes são o Innovasui que tem como meta contribuir para a inovação e estruturação da cadeia de valor da suinocultura, por meio da gestão do conhecimento e da inter-relação entre os segmentos da atividade visando a sustentabilidade dos produtores de suínos brasileiros. Por sua vez, o Integrasui visa aprimorar a gestão da cadeia de valor da suinocultura brasileira, através da integração de todos os seus elos para o compartilhamento de objetivos comuns, identificando as lacunas existentes e transformando-as em resultados que fomentem o empreendedorismo e aumentem a competitividade dos produtores de suínos do Brasil.
Após a assinatura dos convênios, o “Prospera Agro” receberá a palestra magna “Papel dos Pequenos Negócios Rurais em um País Considerado o Celeiro de Alimentos do Mundo”, com o presidente da Embrapa, Maurício Lopes. Os painéis “Biodiversidade, Produção Orgânica e Mercados de Nicho” e “Regulamentação de Leis que Impactam os Pequenos Negócios Rurais” também movimentarão o dia. O evento será realizado na sede do Sebrae, em Brasília. Para obter mais informações sobre os serviços do Sebrae em Rondônia acesse o site www.sebrae.ro, entre contato gratuitamente com nossa Central de Atendimento pelo telefone 0800 570 0800, pelo WhatsApp 98130.5656, ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra