Quarta-feira, 6 de junho de 2018 - 17h20
Estabelecer um diálogo com agricultores e demais interessados sobre os diversos usos de espécies florestais e frutíferas utilizadas na recomposição de áreas degradadas, principalmente de Áreas de Preservação Permanentes – APP, Reservas Legais – RL e/ou utilizadas na agricultura em sistemas produtivos, por meio de uma linguagem simples e acessível é o objetivo da Cartilha “Uso múltiplo de espécies florestais e frutíferas utilizadas no Viveiro Cidadão”, lançada nesta terça-feira (05) em Rolim de Moura.
No dia mundial do Meio Ambiente (05 de junho) a sede do Viveiro Cidadão recebeu dezenas de estudantes e representantes de entidades parceiras para o lançamento da cartilha que ilustra 63 espécies indicando seu uso e datas para coleta das sementes, de modo que o próprio agricultor possa contribuir com o trabalho desenvolvido pela Ecoporé com patrocínio da Petrobras para posterior produção de mudas no Viveiro.
Um dos responsáveis pela elaboração da cartilha, o gestor ambiental Marcos Antônio de Souza, destacou que esta cartilha é o resultado de muitos anos de trabalho de toda equipe, fornecendo orientação específica com uma metodologia que vem ao encontro com as necessidades do agricultor com apresentação de espécies disponíveis em suas propriedades.
Presente no lançamento da cartilha e representando a Câmara de Vereadores de Rolim de Moura o vereador Francisco Venturini, que é grande parceiro e entusiasta do projeto Viveiro Cidadão desde sua primeira etapa, destacou a importância da cartilha como subsídio para o agricultor, com informações necessárias para que os proprietários possam reconhecer as espécies e coletar ou avisar os técnicos do Projeto nos períodos de produção de sementes.
Também estiveram presentes no evento o presidente do STTR de Rolim de Moura, Marcos Afonso da Costa, José Aparecido de Souza da Emater de Novo Horizonte, Paulino Favoretti, presidente do STTR de Cacoal e professores e estudantes da Escola José Veríssimo de Rolim de Moura.
A cartilha contou ainda com o conhecimento dos assistentes técnicos rurais do projeto, Suellen Fernanda M. Rodrigues e Leonardo Ribas Amaral, com apoio dos estagiários Cleiton Dias, Guilherme Carvalho, Vanessa Manetti e Valéria Oliveira e revisão de Marcelo Lucian Ferronato, Paulo Henrique Bonavigo e Emanuel Maia. A cartilha será distribuída de forma gratuita para agricultores, estudantes e o público em geral interessado na produção de mudas.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra