Domingo, 3 de outubro de 2010 - 13h44
XICO NERY
Amazônias
GUAJARÁ-MIRIM e NOVA MAMORÉ – Além do corre-corre de candidatos atrás de eleitores supostamente indecisos, autoridades eleitorais enfrentam dificuldades para organizar o pleito. A deficiência maior é quanto pessoal de apoio e mesários para os locais de votação, além da frota de veículos encarregada de atender às comunidades afastadas e periferia destas cidades.
O juiz José Augusto Alves Martins e o chefe do Cartório Eleitoral, João Paulo Rodrigues de Lima, evitaram comentar a situação. A transparência decretada pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral está ausente aqui: no fórum e no cartório, servidores se limitaram a divulgar o cronograma das eleições. Não há divulgação das prováveis candidaturas sub judice (saiba quem são eles, no final desta matéria).
Por Guajará-Mirim, os candidatos a deputado e estadual, José Mário de Melo, Dedé de Melo (PR), Vânia Joelma Morales Pilon (PSC) e Neodi Carlos (PSDC) devem complicar a trajetória do ainda deputado Miguel Sena (PSDB), com promessa de surpresa. Ambos já ocuparam cargos no município: o primeiro foi deputado estadual e prefeito; Vânia foi primeira dama na gestão do marido, ex-prefeito cassado Cláudio Pilon (PMDB); o terceiro é o presidente da Assembléia Legislativa. Eles dividem o eleitorado de Sena por causa da ameaça iminente de impugnação da candidatura do tucano.
Santinhos, adesivos, bandeirinhas e som. Livres e soltos.
No Projeto de Assentamento Sidney Girão, em Nova Mamoré, o repórter ouviu parte do contingente eleitoral daquela região, uma das maiores densidades eleitorais do município. Alguns candidatos parecem despreocupados. Entre uma linha e outra aparecem veículos com pessoas distribuindo adesivos, santinhos, bandeiras e som de jingles à porta de estabelecimentos públicos, entre os quais, postos de saúde e escolas, principalmente nos distritos de Nova Dimensão e Palmeiras sem serem incomodados.
O agricultor João Pedro dos Santos, 48 anos, da Linha 34-B, em Nova Dimensão, disse que o número de fichas sujas ali aumentou nessas eleições.
– O cidadão da roça, seu moço, já vive aperriado com a lida e ainda é obrigado a votar, pagando do bolso condução, comida e água do próprio bolso – queixou-se.
Araras esquecida pelos “filhos da terra”
A 120 quilômetros dali, no distrito de Araras, na BR-425 (ligação com a BR-364), nem todas as pessoas receberam visitas de autoridades eleitorais e de candidatos “filhos da terra”, uma referência a Dedé de Melo, Vânia Pilon e a Miguel Sena. A presença deles em meio ao povo, segundo moradores, foi menos visível do que o governador João Cahula.
– Toda vez que toda vez que ele passou aqui, bebeu água e tomou cafezinho nas casas, deu tapinha nas costas e até chupou laranja com o pessoal.
Na ex-Vila Nova (Nova Mamoré), a deficiência de pessoal e de veículos pode afetar a organização do pleito. De acordo com o cartório local, toda vez as pendências ficam para última hora. Este ano, disseram servidores, a Justiça Eleitoral divulgou mais as regras do pleito, o cidadão teve a chance de se informar quanto ao caráter dos candidatos por causa da Lei Ficha limpa. Contudo, persiste um vácuo entre a cidade e as comunidades rurais. A maioria ignora se os votos dados aos ficha suja irão ser anulados ou não.
Guajará pulveriza votos entre mais de quatrocentos
Em Guajará-Mirim, pelo menos nos bairros Santa Luzia, Tamandaré, Cristo Rei, Triângulo, Serraria, Três de Abril e Próspero o asfalto chegou beirando as eleições. O prefeito Atalíbio José Pegorini (PR) já percorre a cidade de "cabeça erguida". É que depois de vários meses de insucesso, o governo estadual asfaltou ruas e avenidas centrais. Isso deve aumentar o número de votantes nos candidatos governistas, entre os quais, Neodi Carlos, apontado por Atalíbio no confronto com Miguel Sena, antigo aliado da campanha para prefeito em 2008.
Para o presidente do Comitê Central Provisório do PCB, Inácio Sanchez Furtado, a divulgação da zerésima do TRE atropela o pleito:
– Causa espécie, sobretudo com o pessoal de fora que irá se beneficiar com os votos daqui – disse.
Segundo ele, o município tem uma forte tendência a votar em candidatos de fora. Isso ocorre desde os mandatos de Isaac Benesby (ex-prefeito) e Isaac Newton (ex-deputado federal), nos anos 1980. Hoje, a fuga de votos é muito maior. Em 2006, guajaramirenses votaram em 437 nomes. Obviamente, isso impede o município de ter representantes “filhos da terra” na Assembléia, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
SAIBA QUEM SÃO OS CANDIDATOS ATINGIDOS PELA LEI FICHA LIMPA
Adilson Rodrigues Tulio (PPS), deputado estadual
Altamiro Souza da Silva (PMN), deputado estadual
Augustinho Pastore (PP), deputado federal
Carlinhos Camurça (PP), deputado estadual
Daniela Santana Amorim (PTB), deputada federal
Ernandes Amorim (PTB), deputado estadual
Expedito Junior (PSDB), a governador
Irandir Oliveira Souza (PMN), deputado estadual
Ivo Cassol (PP), senador
Jair Miotto (PPS), deputado estadual
João Ricardo Gerolomo de Mendonça (PTB), deputado estadual
José Carlos de Oliveira (Carlão de Oliveira) (PRB), deputado estadual
José Guedes (PMDB), deputado estadual
Joventino Ferreira Neto (PCdoB), deputado estadual
Marcos Donadon (PMDB), deputado estadual
Marlon Donadon (PRB), deputado estadual
Melkisedek Donadon (PHS), senador
Natan Donadon (PMDB), deputado federal
Oldemar Antônio Fortes (Gaúcho do Cujubim) (PT do B), deputado estadual
Ronilton Rodrigues Reis (Ronilton Capixaba) (PR), deputado. estadual
Samuel Marques dos Santos (PR), deputado federal
Sueli Aragão (PMDB), deputado estadual
Zulmira Senhora de Brito (PMDB), deputado estadual
Valdelise Martins dos Santos Ferreira (Val Ferreira) (PR), deputado federal
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra