Quarta-feira, 26 de maio de 2010 - 13h50
AMAZÔNIAS
Com informações do R 7
Ao menos quatro brasileiros estavam entre os passageiros do barco que naufragou com mais de 200 pessoas perto da cidade de Iquitos, no Peru, nesta quarta-feira, informou à emissora local RPP o almirante Rodolfo Rodríguez, chefe do Comando Geral de Operações da Amazônia peruana. Ao menos duas pessoas morreram no acidente.
Procurada pelo R7, a Embaixada do Brasil em Lima disse que foi informada sobre a presença de brasileiros no barco, mas que ainda estava checando a informação. Ainda não se sabe se os brasileiros foram resgatados. O almirante disse também que um cidadão alemão estava entre os ocupantes da embarcação. Robert Falcon, diretor regional da Defesa Civil em Indiana, município de Iquitos, citou ainda a presença de um italiano.
A RPP informou em seu site na internet que havia quatro turistas estrangeiros entre os sobreviventes. E que, ao todo, 121 pessoas foram resgatadas com vida.
Os corpos de dois passageiros também foram recuperados. Segudo a RPP, eles são Antonio Sotelo Príncipe, de 45 anos, e Ana María Ventura, de 68 anos, esta última natural da cidade peruana de Ica.
Segundo Robert Falcon, o barco está com o casco virado para cima, razão que leva a acreditar que muitas vítimas possam se encontrar ainda no interior da embarcação.
Membros da Defesa Civil tentavam abrir uma entrada no casco da embarcação para ter acesso ao interior do navio.
A RPP havia informado antes que cerca de 40 pessoas, incluindo mulheres e crianças, permaneciam na embarcação, que afundou parcialmente. A emissora local também disse que o barco, de nome Camilla, tinha capacidade para apenas 160 ocupantes.
Barco afundou de madrugada
A embarcação, que partiu com 150 passageiros, afundou por volta das 2h40 no horário local (3h40 em Brasília), quando seguia para o distrito de Indiana, perto da fronteira com a Colômbia.
Rodríguez disse que a embarcação partiu por volta das 20h desta terça-feira (25) e que se presume que "no caminho pegou mais passageiros, assim como combustível e carga ilegal".
- Há evidências que mais passageiros embarcaram. O comando enviou uma embarcação para transportar os sobreviventes para Iquitos, e na zona também está uma embarcação-hospital.
As autoridades locais não souberam informar as circunstâncias ou as causas do acidente, mas, de acordo com relatos de testemunhas citadas pela RPP, o barco tinha um vazamento na parte traseira. Conforme a imprensa local, a embarcação tinha 12 anos de uso.
Um dos sobreviventes, identificado como Héctor Freitas, relatou à RPP que 150 passageiros estavam no segundo andar do barco. O terceiro pavimento abrigaria ao menos cem pessoas.
A RPP diz que familiares dos ocupantes da embarcação já chegaram ao local, muito embora haja poucas equipes de resgate trabalhando na área.
De acordo com a emissora, o rio Amazonas está com grande volume de água, o que aumenta as chances de haver mais mortos.
Fonte: R7, com agências internacionais*
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra