Quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 23h30
AMAZÔNIAS
Embrapa Gado de Corte
Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)
Uma equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está no Senegal até o final de maio para fazer um diagnóstico da pecuária de corte e de leite do país africano. A missão é a primeira atividade do projeto de capacitação técnica em sistemas de produção de pecuária de corte e de leite, de responsabilidade da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Embrapa.
Executado em parceria com a Embrapa, o projeto visa a capacitação de um grupo técnico-científico do Ministério da Pecuária do Senegal. Com os treinamentos, os responsáveis pela execução desse trabalho de cooperação esperam consolidar a política de expansão dos criatórios, com o desenvolvimento rural e a geração de emprego e renda.
A contribuição da empresa, com a participação de pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) e da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG) contribuirá na geração, validação e transferência de alternativas técnicas que permitam o incremento da produção e da qualidade de leite e carne, mediante a introdução e a aplicação de conhecimentos e tecnologias autossustentáveis.
De acordo com dados do Instituto Senegalês de Pesquisa Agrícola, são duas as principais raças criadas naquele país. A ndama, reconhecida como a única capaz de sobreviver às condições do sul do país, e a gobra. Aparentemente, a prevalência destas raças está condicionada, sobretudo, à capacidade de sobreviver às limitações impostas pelo meio ambiente.
Senegal
Localizado no oeste da África, o Senegal sofre o estrangulamento da intensificação da cadeia produtiva de leite e carne devido a fatores ambientais. O desconhecimento de práticas capazes de minimizá-los é um desafio para o país.
A extensa estação de seca obriga os criadores senegaleses à prática de transumância para locais onde existe alguma disponibilidade de água durante este período, o que dificulta o aproveitamento racional das pastagens nativas.
Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)
Embrapa Gado de Corte
dalizia@cnpgc.embrapa.br
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra