Sábado, 8 de maio de 2010 - 07h14
AMAZÔNIAS
Daniel Medeiros (Embrapa)
A venda de 26 machos reprodutores com características genéticas para ganho de peso e produção de leite é o principal destaque do Dia de Campo sobre Sistema de Produção de Búfalo Leiteiro, que acontece na próxima sexta-feira, dia 14 de maio, no campo experimental da Embrapa Rondônia localizado em Presidente Médici, região central do Estado. Os garrotes da raça murrah possuem aproximadamente um ano de vida e fazem parte de um trabalho de melhoramento genético realizado em diferentes partes do país. Além da venda na modalidade carta consulta, haverá estações com palestras sobre o sistema de produção e adequação ambiental de propriedades.
O preço dos animais terá como patamar inicial o valor da arroba de vaca leiteira. Os interessados poderão avaliar os garrotes que estarão em exposição e consultar as fichas com indicadores de desempenho. Todos os animais foram acompanhados desde o nascimento pelos pesquisadores da Embrapa Rondônia. É possível saber, por exemplo, o ganho de peso mensal e a produção de leite da mãe.
O acompanhamento permitiu comparar o desempenho dos animais criados em Rondônia com búfalos de outras partes do país. Ao nascer, os bezerros tinham em média 42 quilos, contra 37,7 quilos em média observados em estudos realizados em São Paulo, por exemplo. Os indicadores mostram, também, que as búfalas com maior peso e aptidão para produção de leite proporcionam maior ganho de peso aos filhotes nos primeiros meses de vida.
Um dos organizadores do evento, o médico veterinário Marivaldo Figueiró, da Embrapa Rondônia, explica que existe hoje carência de reprodutores com genética superior no Estado. “Quase ninguém tem touros para vender em Rondônia. Estamos colocando no mercado 26 animais com aptidão para a produção de leite e carne”, afirma. O trabalho faz parte de um projeto que tem entre os objetivos a transferência de tecnologia desenvolvida pela Embrapa aos produtores do Estado.
Além dos machos reprodutores, serão colocadas à venda 23 fêmeas, algumas com bezerros. Os animais da raça murrah têm como característica a docilidade e a produção de leite. É a raça de búfalos mais criada no Brasil.
Sistema de produção e adequação ambiental
Nas primeiras horas do dia de campo, pesquisadores da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, falam ao público sobre o sistema de produção de búfalos leiteiros. O evento será realizado em um campo experimental de 100 há de área total que conta com 13 piquetes destinados à criação de búfalos para a produção de leite, com ordenha mecânica e tanque de resfriamento. As peculiaridades do sistema de produção fazem parte da palestra.
Em outra estação, a pesquisadora Michelliny Bentes Gama apresenta resultados de um levantamento inédito que mostra o desempenho de diferentes espécies nativas para recuperação de áreas degradadas. A ideia é oferecer aos produtores informações sobre espécies de árvore adequadas para a recuperação de áreas de preservação permanente, como margens de rios, e para a recomposição de reserva legal, que na Amazônia pode variar de 50% a 80% da área da propriedade.
O Dia de Campo sobre Sistema de Produção de Búfalo Leiteiro é aberto ao público e acontece na área da Embrapa localizada na Linha 124, setor Muqui, acesso pela BR 364, Km 10, sentido Cacoal, município de Presidente Médici. As inscrições gratuitas serão feitas no local do evento, às 8h da manhã.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra