Quinta-feira, 14 de junho de 2012 - 19h28
Representantes peruanos, bolivianos e brasileiros se unem para debater os rumos do desenvolvimento econômico integrado sustentável na Pan-Amazônia Sudoeste /DIEGO LOURENÇO |
DIEGO LOURENÇO GURGEL
De Rio Branco (AC)
O Acre promove desde hoje (14) cedo, no Teatro Plácido de Castro, 1º Encontro Internacional de Turismo e Comércio, que reunirá até sábado representantes do Brasil, Bolívia e Peru. Os três países debaterão o desenvolvimento econômico integrado sustentável na Pan-Amazônia Sudoeste.
Organizado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Acre, o evento conta com cerca de quinhentos participantes, entre empresários da rede hoteleira, operadores de turismo e a própria sociedade. Todos analisam as possibilidades econômicas proporcionadas pelo turismo nesta região.
À tarde começaram os trabalhos nas salas de discussão do prédio da Federação do Comércio do Estado do Acre, com quatro eixos temáticos: Integração Econômica, Infraestrutura e Logística, Gestão Territorial e Relações Institucionais, abordando a integração turística, a integração aérea, o Turismo de Base Comunitária e os acordos de facilitação alfandegada.
Intenções e resultados
Após as discussões os resultados esperados variam desde a melhoria dos canais de comercialização como forma de promover o desenvolvimento turístico integrado, até a preocupação com o crescimento ordenado e sem impactos, a exemplo de campanhas unificadas entre os três países, prevenindo e combatendo a exploração sexual.
A presença das autoridades de relações exteriores dos países em questão, garantiu com que os acordos sejam levados a um nível mais avançado e que as execuções ocorram de maneira célere, e se tornem visíveis na prática, como por exemplo, a melhoria da capacidade de atendimento ao turista nas regiões de fronteira.
A oportunidade de reunir representantes das mais variadas instituições pode garantir uma troca de experiências de cada região, nivelando esses conhecimentos e fortalecendo toda a região da Pan-Amazônia.
Um destes exemplos é a transferência do conhecimento peruano em Ecoturismo e TBC (Turismo de Base Comunitária) na região de Madre de Dios, uma vez que o Governo do Estado se preocupa em transformar o Estado do Acre uma referência no setor.
Participantes defendem a melhoria dos canais de comercialização, com campanhas unificadas e melhoria da capacidade de atendimento ao turista nas regiões de fronteira /DIEGO LOURENÇO |
Vantagens para o turismo no Acre
A Secretaria de Turismo acreana preocupa-se com o desenvolvimento econômico do estado, acreditando na força do turismo feito de maneira sustentável, envolvendo a comunidade e lhe proporcionando renda.
Segundo a secretária Ilmara Lima, o seminário “é mais uma prova de que o Acre está crescendo, obtendo o desenvolvimento desejado”. “Depois deste encontro, o turismo acreano terá um novo rumo e terá fortalecido ainda mais a relação com nossos países vizinhos”, assinalou.
No segundo dia do Seminário, ocorrerá uma rodada de negócios com operadores de turismo dos 3 países, onde os empresários buscarão uma amplitude das ofertas turísticas no âmbito trinacional.
No encerramento do primeiro dia do Seminário, o grupo Jabuti-Bumbá se apresentou para todos os presentes.
MAIS
Os olhos do mundo voltados para o turismo verde acreano
Xapuri abre a floresta ao turismo ecológico e de aventura
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra