Sábado, 20 de novembro de 2010 - 09h15
Isolados: famílias que ocupam uma das partes do latifúndio dos Duarte encontram estrada bloqueada e correntes nas porteiras /DIVULGAÇÃO |
EPAMINONDAS HENK
Amazônias
CORUMBIARA, Rondônia – Às vésperas da festa que marcará o corte de lotes numa das partes da Fazenda Santa Elina, camponeses de Corumbiara enfrentam agora o bloqueio de uma antiga estrada de acesso a Chupinguaia e a presença de homens armados próximos às suas casas. Com isso, precisam dar uma longa volta para alcançar os lotes recentemente divididos.
– Há boatos de que vem mais um despejo aí – suspeita o Comitê de Defesa das Vítimas da Fazenda Santa Elina (Codevise). Segundo a entidade, o clima de tensão entre as famílias começou no dia dez de novembro, quando elas perceberam os homens circulando na área. Seriam 20. Alguns deles procuraram intimidá-las.
O Codevise diz que são jagunços, eles próprios, os autores da derrubada da ponte e da colocação de correntes e cadeados em todas as porteiras na estrada. As famílias estão isoladas. Um representante do Codevise encarregou-se de comunicar a situação à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Federal.
A estrada bloqueada encontra-se em precárias condições. Há muitos anos foi usada por moradores de Chupinguaia, Guarajus, Corumbiara, Vitória da União e outras localidades.
Lembra o Codevise que policiais já visitaram a área diversas vezes, mas não lhes atenderam por ocasião das denúncias contra a presença de jagunços armados. Isso ocorre desde o primeiro despejo.
– O que vier acontecer com os camponeses será de inteira responsabilidade dos latifundiários da região, do velho Estado e seus órgãos: Incra, Ouvidoria Agrária e Judiciário – avisou hoje o Codevise.
A entidade reitera que desde a chacina ocorrida na madrugada de nove de agosto de 1995 “o governo enrola os camponeses com falsas promessas, criminaliza a justa luta pela terra e fecha os olhos diante dos crimes do latifúndio”. E conclama “todas as organizações e pessoas democráticas para denunciar novamente esses fatos e defender os camponeses pobres e sua luta”.
LEIA MAIS
Reforma agrária será comemorada com festa em Corumbiara
Camponeses cortam Água Viva e obtém 250 lotes
Itália premia documentário brasileiro
TRIESTE, Itália – O documentário brasileiro “Corumbiara”, de Vincent Carelli, recebeu o prêmio União Latina no 25º Festival de Cinema Latino-Americano de Trieste, norte da Itália. “Corumbiara” mostra um massacre indígena ocorrido em Rondônia em 1984.
O grande vencedor do festival foi “Gestación”, do cineasta costarriquenho Esteban Ramírez.
Lançado em janeiro de 2009 pelo cineasta Vincent Carelli (também premiado como o melhor diretor), “Corumbiara” leva ao mundo a realidade amazônica. Uma realidade que põe a nu a problemática indígena – que não é atual, já que o massacre a povos indígenas entre Rondônia e Mato Grosso ocorre desde os anos 1960 (AFP e Amazônias)
Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina lamenta que agora camponeses tenham que andar mais para chegar aos seus lotes |
Siga montezuma Cruz no
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra