Quinta-feira, 19 de outubro de 2017 - 20h46
Debater e refletir sobre a agroecologia no Estado de Rondônia, suas lutas e resistência, é o principal objetivo da realização da Feira Estadual de Agroecologia e Sociobiodiversidade (FAS), nos dias 20 e 21 de outubro, nas dependências do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Ji-Paraná.
A FAS, em sua terceira edição, volta a reunir agricultores familiares, povos indígenas, comunidades tradicionais, gestores públicos, representantes de entidades não-governamentais, estudantes, educadores, técnicos e sociedade civil sob a compreensão de que é preciso fomentar o cuidado com a terra respeitando as bases agroecológicas e a sociobiodiversidade.
Os idealizadores e realizadores da feira ressaltam que a iniciativa é importante para o processo de conscientização de todo cidadão pela responsabilidade sobre a produção e consumo de alimentos saudáveis, e para a defesa e respeito da formação de cadeias produtivas de interesse de agricultores familiares, de povos e comunidades tradicionais, e de movimentos e organizações sociais em harmonia com o meio ambiente.
A secretária de Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (Fetagro), Alessandra Lunas, reforça que o evento visa articular e promover o diálogo e incentivar ações de parceria na área agroecológica e que valorizem a Sociobiodiversidade e o fortalecimento da agricultura familiar. “Queremos dialogar a respeito da produção de alimentos saudáveis, dos desafios e responsabilidades para que haja fortalecimento de políticas públicas que apoem produtores que assumem o regime agroecológico, e construirmos caminhos que conduzam a justiça socioambiental e ao bem viver”, disse Lunas.
O coordenador de agroecologia e homeopatia do Instituo Padre Ezequiel Ramim (Iper), Francisco de Assis, também destaca a importância da feira. “O evento vem para divulgar e demonstrar que é possível produzir sem veneno e que a agricultura familiar, juntamente com os povos indígenas e comunidades tradicionais, possuem saberes que incorporam práticas sustentáveis e alternativas viáveis no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida, com a redução das queimadas, desmatamentos e uso abusivo de agrotóxicos na alimentação”.
De acordo com a organização, a Feira promoverá oficinas e ciranda de saberes, exposição e venda de produtos agroecológicos, apresentação de manejo e iniciativas de laboratórios de pesquisa ou extensão, relatos de experiências, e visitas técnicas a propriedades produtivas da região.
A III Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade é uma realização da Universidade Federal de Rondônia - Unir campus Rolim de Moura, Ji-Paraná e Presidente Médici, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia - FETAGRO, Instituto Padre Ezequiel Ramin - Iper, Ação Ecológica Guaporé - Ecoporé e Secretaria de Estado da Agricultura - Seagri; e conta com a parceria da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Ji-Paraná e da vereadora Cláudia de Jesus (PT).
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra