Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Festa do cinema português homenageia o Brasil


 

Festa do cinema português homenageia o Brasil - Gente de Opinião

 

DA ASSESSORIA DO FESTin
Em Lisboa

 

A terceira edição do Festival Itinerante de Cinema de Língua Portuguesa (FESTin) será promovida de nove a 16 de maio, no Cinema São Jorge. Num ano de acrescidas dificuldades, a organização conseguiu reunir os apoios necessários à concretização de mais uma edição. A programação extensa inclui a exibição de 76 filmes selecionados de um total de 272 que se candidataram a esta edição.
 

A organização do evento é feita por duas brasileiras Léa Teixeira, Adriana Niemeyer e do Português Victor Serra. Depois de homenagear Moçambique (2010) e Portugal (2011), o FESTin dá agora especial enfoque ao cinema brasileiro, enquadrando-se no ano do Brasil em Portugal.
 

Para além das duas habituais seções de competição – com 12 longas e 20 curtas-metragens – o festival integra a partir deste ano a Mostra de Cinema Brasileiro, anteriormente organizada pela Fundação Luso-Brasileira, subdividida igualmente em longas e curtas-metragens.
 

O FESTin 2012 abre com a estreia em Portugal do filme “VIPs”, protagonizado pelo ator Wagner Moura (Tropa de Elite), no dia 9 de maio, às 21h30, e encerra com a estreia de “Amanhã Nunca Mais”, de Tadeu Jungle, com Lázaro Ramos e Maria Luísa Mendonça no elenco.

Festa do cinema português homenageia o Brasil - Gente de Opinião Gente de Opinião

 
 

Jardel e Babenco
 

O ator Jardel Filho e o realizador Hector Babenco serão alvo de retrospetivas com a exibição de algumas das suas principais obras, entre as quais o celebrado “Pixote – a Lei do Mais Fraco”, em que Jardel Filho foi dirigido por Babenco.
 

Ele e o ator Joel Barcellos têm a sua presença no festival já confirmada, com o apoio da TAP Brasil.Essas duas retrospectivas proporcionarão ainda ao público a oportunidade de ver (ou rever) um conjunto de filmes que marcaram a história do cinema novo brasileiro como “Terra em Transe”, de Glauber Rocha ou “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, ambos protagonizados por Jardel Filho; ou ainda conhecer obras menos divulgadas em Portugal, como dois dos primeiros filmes de Babenco: “O Rei da Noite” e “Lúcio Flávio – o passageiro da agonia”, para além, de “Carandiru”, um dos seus mais recentes e aclamados filmes.
 

À semelhança das edições anteriores mantém-se a Mostra Inclusão Social pelo Cinema que, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da EDP, reúne um conjunto de 12 curtas-metragens de âmbito social, com destaque para a apresentação do projeto ”Quinta do Mocho” e do primeiro filme da Turma do Bem realizado em Portugal – “Lá e Cá” e do curta” Nada Fazi”. O projeto da Quinta do Mocho é a realização da curta-metragem” Balada do Mocho”produzida pelo FESTin. A Turma do Bem é composta por um conjunto de dentistas no Brasil que se juntaram para dar consultas gratuitas de estomatologia a crianças nas escolas. A sua missão é mudar a perceção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socio ambiental da sua atividade.

 

Africanos
 

Apesar da forte presença da cinematografia brasileira nesta edição do FESTin que celebra o ano do Brasil em Portugal, é de destacar a participação de sete filmes provenientes dos países africanos de expressão portuguesa como a longa “A Ilha dos Espíritos” (Moçambique) de Licínio de Azevedo; “Clara di Sabura” (Guiné-Bissau), de José Lopes, ou “Festa de quintal e The Angolan Home Theatre”,de Coreón Dú.
 

A mostra FESTin Musical,com a projeção de quatro filmes (“Batidas do Samba”, “Legados de José Afonso” O maestro das ruas, um mergulho da alma brasileira e “Mamonas para sempre”) e atividades paralelas, como oficinas e mesas-redondas a anunciar, completam a programação.

 

■ Em cumprimento das normas estabelecidas pela EGEAC – Cinema São Jorge, a partir desta edição a entrada no FESTin passará a ser paga, com um custo por bilhete de 2.50 com desconto e 3€.
 

■ O FESTin é produzido Padrão Actual, com coprodução da Fundação Luso-brasileira e da EGEAC - Cinema São Jorge. Surgiu em 2010, com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.
 

■O FESTin pretende igualmente proporcionar uma oportunidade de exibição a filmes que dificilmente têm distribuição assegurada nos circuitos comerciais.
 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)