Sábado, 14 de abril de 2012 - 16h20
DA ASSESSORIA DO FESTin
Em Lisboa
A terceira edição do Festival Itinerante de Cinema de Língua Portuguesa (FESTin) será promovida de nove a 16 de maio, no Cinema São Jorge. Num ano de acrescidas dificuldades, a organização conseguiu reunir os apoios necessários à concretização de mais uma edição. A programação extensa inclui a exibição de 76 filmes selecionados de um total de 272 que se candidataram a esta edição.
A organização do evento é feita por duas brasileiras Léa Teixeira, Adriana Niemeyer e do Português Victor Serra. Depois de homenagear Moçambique (2010) e Portugal (2011), o FESTin dá agora especial enfoque ao cinema brasileiro, enquadrando-se no ano do Brasil em Portugal.
Para além das duas habituais seções de competição – com 12 longas e 20 curtas-metragens – o festival integra a partir deste ano a Mostra de Cinema Brasileiro, anteriormente organizada pela Fundação Luso-Brasileira, subdividida igualmente em longas e curtas-metragens.
O FESTin 2012 abre com a estreia em Portugal do filme “VIPs”, protagonizado pelo ator Wagner Moura (Tropa de Elite), no dia 9 de maio, às 21h30, e encerra com a estreia de “Amanhã Nunca Mais”, de Tadeu Jungle, com Lázaro Ramos e Maria Luísa Mendonça no elenco.
Jardel e Babenco
O ator Jardel Filho e o realizador Hector Babenco serão alvo de retrospetivas com a exibição de algumas das suas principais obras, entre as quais o celebrado “Pixote – a Lei do Mais Fraco”, em que Jardel Filho foi dirigido por Babenco.
Ele e o ator Joel Barcellos têm a sua presença no festival já confirmada, com o apoio da TAP Brasil.Essas duas retrospectivas proporcionarão ainda ao público a oportunidade de ver (ou rever) um conjunto de filmes que marcaram a história do cinema novo brasileiro como “Terra em Transe”, de Glauber Rocha ou “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, ambos protagonizados por Jardel Filho; ou ainda conhecer obras menos divulgadas em Portugal, como dois dos primeiros filmes de Babenco: “O Rei da Noite” e “Lúcio Flávio – o passageiro da agonia”, para além, de “Carandiru”, um dos seus mais recentes e aclamados filmes.
À semelhança das edições anteriores mantém-se a Mostra Inclusão Social pelo Cinema que, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da EDP, reúne um conjunto de 12 curtas-metragens de âmbito social, com destaque para a apresentação do projeto ”Quinta do Mocho” e do primeiro filme da Turma do Bem realizado em Portugal – “Lá e Cá” e do curta” Nada Fazi”. O projeto da Quinta do Mocho é a realização da curta-metragem” Balada do Mocho”produzida pelo FESTin. A Turma do Bem é composta por um conjunto de dentistas no Brasil que se juntaram para dar consultas gratuitas de estomatologia a crianças nas escolas. A sua missão é mudar a perceção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socio ambiental da sua atividade.
Africanos
Apesar da forte presença da cinematografia brasileira nesta edição do FESTin que celebra o ano do Brasil em Portugal, é de destacar a participação de sete filmes provenientes dos países africanos de expressão portuguesa como a longa “A Ilha dos Espíritos” (Moçambique) de Licínio de Azevedo; “Clara di Sabura” (Guiné-Bissau), de José Lopes, ou “Festa de quintal e The Angolan Home Theatre”,de Coreón Dú.
A mostra FESTin Musical,com a projeção de quatro filmes (“Batidas do Samba”, “Legados de José Afonso” O maestro das ruas, um mergulho da alma brasileira e “Mamonas para sempre”) e atividades paralelas, como oficinas e mesas-redondas a anunciar, completam a programação.
■ Em cumprimento das normas estabelecidas pela EGEAC – Cinema São Jorge, a partir desta edição a entrada no FESTin passará a ser paga, com um custo por bilhete de 2.50 com desconto e 3€.
■ O FESTin é produzido Padrão Actual, com coprodução da Fundação Luso-brasileira e da EGEAC - Cinema São Jorge. Surgiu em 2010, com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.
■O FESTin pretende igualmente proporcionar uma oportunidade de exibição a filmes que dificilmente têm distribuição assegurada nos circuitos comerciais.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra