Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013 - 06h50
DE LISBOA
O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – alcança o seu 4º ano e busca o apoio do público para poder premiar os melhores trabalhos apresentados durante o festival. Dessa forma, qualquer pessoa pode contribuir, ganhar recompensas exclusivas e, acima de tudo, saber que incentivou o cinema independente de língua portuguesa, seus produtores e realizadores.
O FESTin foi criado a pensar nas centenas de cineastas que não encontram espaço de exibição para o seu trabalho. O FESTin é feito por voluntários, que dedicam gratuitamente uma boa parte do seu tempo à concretização deste projeto. Eles têm contado com o apoio imprescindível da Egeac e do Cinema São Jorge, para além de outros parceiros que ajudam com bens e serviços essenciais.
A programação do FESTin inclui uma competição oficial de longas e curtasmetragens, mostras temáticas paralelas, oficinas, debates e espetáculos. O FESTin já é um festival com muitas virtudes, porém os organizadores têm a noção de que poderia ser muito melhor. E é aqui que precisam da sua ajuda: precisam reunir fundos a distribuir como prémios à melhor longa-metragem (2.500 €) e melho curta-metragem (500 €). Se o valor angariado for superior ao pedido, redistribuirão o saldo restante pelas duas categorias, premiando ainda mais o trabalho dos cineastas vencedores.
O projeto está em captação no site Zarpante até 29 de março de 2013. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem contribuir. Recompensas estão previstas em troca: convites, um jantar com a presença de realizadores convidados, agradecimento público na cerimônia de entrega de prêmios, inserção de logotipo na divulgação do FESTin.
O financiamento coletivo (ou crowdfunding) é uma forma inovadora e alternativa de financiar projetos por meio de contribuições de múltiplas fontes agregadas. Conceito já bem conhecido em outros países (Estados Unidos, França…), que Zarpante oferece aos lusófonos: financiar coletivamente um projeto, encontrar meios para contornar a crise, mantendo uma produção artística e cultural diversificada e legitimada pela participação pública. O público passa a ser ator do cenário cultural e tem direito a escolher os projetos que deseja ver acontecer. Trata-se de mecenato democratizado, que estabelece contacto de artistas, independentes e menos conhecidos, com o público, cansado de ver, ler e ouvir sempre as mesmas coisas.
Para fazer acontecer o projeto FESTin 2013, acesse, por favor, o link: http://zarpante.com/investment/festin-2013-1109.
Zarpante ( http://zarpante.com/ ) é uma plataforma de financiamento coletivo, criação colaborativa e co-produção para projetos relativos à arte, à cultura e ao patrimônio lusófonos.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra