Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Frente Popular acreana põe Lula no discurso da industrialização



 

Frente Popular acreana põe Lula no discurso da industrialização  - Gente de Opinião
A passeata segue pela Avenida Doutor Marinho Monte, onde se concentra parte do comércio de Brasiléia / FOTOS MONTEZUMA CRUZ

 


MONTEZUMA CRUZ
Amazônias


BRASILÉIA, Acre – Pouco antes do meio-dia de sábado, a voz de Roberto Carlos cantando “Uma estrela vai brilhar” animou o público a participar da caminhada da Frente Popular nesta cidade fronteiriça com a Bolívia. Os candidatos, incluindo os postulantes a vagas na Câmara dos Deputados, reafirmaram aqui o discurso do apoio ao comércio e à industrialização, semelhante ao da semana passada, em Senador Guiomard (Quinari), onde funcionará em 2011 a primeira Zona de Processamento de Exportações do Estado do Acre.

– Essa conquista vai trazer também benefícios à Bolívia. É o sonho do candidato a governador Tião Viana (PT) para consolidar o projeto do presidente Lula nesta fronteira – proclamou o candidato ao Senado, Jorge Viana (PT). Ele associou os feitos do Acre à política presidencial de incentivar negócios no estado que o recebeu, ainda sindicalista, há mais de 30 anos.

Mais de quinhentas pessoas acomodadas numa tenda ouviram os candidatos situacionistas, nesta cidade a 233 quilômetros de Rio Branco. Fez muito calor (cerca de 30 graus) antes da passeata. O público bebeu água das torneiras de duas caixas colocadas sobre a carroceria de um caminhão.


 

Frente Popular acreana põe Lula no discurso da industrialização  - Gente de Opinião
Candidatos da Frente Popular se juntam aos eleitores e simpatizantes após os discursos de sábado



 

“Bocado comido, bocado esquecido”

– Amigo ajuda amigo – disse a prefeita Leila Galvão (PT). Em tom de voz emocionado, disse que nenhum prefeito acreano conseguiria trabalhar sem o apoio do governo estadual. Ela elogiou Dilma Roussef, a “mãe do Programa Luz para Todos”.

– Os resultados vieram e vocês são os grandes responsáveis por esse êxito – proclamou Jorge Viana. Mas advertiu: “Se esse Acre cair nas mãos erradas, será o Acre o atraso de novo”.

Jorge usou a frase “bocado comido, bocado esquecido”, para classificar adversários oposicionistas de “espertalhões”, “traidores da Frente Popular”. Semelhante fala foi repetida por ele no final da tarde, em Xapuri, quando afirmou que o Acre “não precisa de divisão, mas de união e trabalho para seguir em frente”.

No mesmo tom, o segundo candidato ao Senado, Edvaldo Magalhães (PCdoB), destacou o “espírito guerreiro de Brasiléia, que ajudou a mudar a história do Acre”. Previu que a indústria local de pisos “terá o mesmo êxito da Natex” (fábrica de preservativos), que funciona dia e noite, em quatro turnos, empregando diretamente 160 pessoas e, indiretamente, 650 famílias fornecedoras de matéria-prima.


 
 

Frente Popular acreana põe Lula no discurso da industrialização  - Gente de Opinião
Sob a tenda, público ouve discursos de elogios à industrialização de Brasiléia e perspectivas de exportações


 


Números da economia fronteiriça
estimulam o Dia do Avicultor

BRASILÉIA – Doze toneladas de carne de aves são comercializadas por dia em Brasiléia, correspondendo ao abate de 30 mil frangos/mês. Com recursos próprios, 20 criadores já construíram galpões e seus plantéis consomem um total de novecentas toneladas de milho por dia. Outros criadores adquiriram quatrocentas matrizes de suínos, cuja carne tem boa aceitação, principalmente em cidades bolivianas.

A Rodovia do Pacífico, a partir de Assis Brasil e Iñapari (Peru) abrirá logo a exportação de produtos em peças congeladas, com destino aos mercados asiático, europeu e da América do Norte.

Números e perspectiva de conquista de mercado fizeram parte da fala de Tião Viana. Numa das laterais da tenda, faixas saudavam não apenas os candidatos, mas o Dia do Avicultor: 28 de agosto. Providencialmente, o candidato reservou-se a uma breve análise dessa arrancada para consolidar o aumento das granjas e a industrialização de aves e suínos no município.

– Peço com humildade aos eleitores desta querida e amada Brasiléia, o seu voto para mim, para os candidatos ao Senado e para a candidata a presidente, Dilma Roussef – apelou Tião.

Comprometeu-se a pavimentar ruas com tijolos, criar bolsas de estudos técnicos para a juventude, ampliar a produção de castanha e melhorar a segurança pública para combater, principalmente, o narcotráfico. No Acre, a Tríplice Fronteira Brasil-Bolívia-Peru é uma das principais rotas internacionais dos cartéis da droga na América do Sul. (M.C.)

 
 

Frente Popular acreana põe Lula no discurso da industrialização  - Gente de Opinião
  "Binho" prevê a terceira revolução acreana e apela aos jovens para que dela participem


 


As três revoluções acreanas, segundo o governador

XAPURI – Ainda fazia calor quando a militância do PT promoveu um arrastão nas ruas de Xapuri, com a presença do governador Arnóbio “Binho” Marques (PT). Antes, num salão lotado com mais de trezentas pessoas, ele disse que o Acre teve duas revoluções e começa a fazer a terceira. Falou mansamente, medindo as palavras, no estilo de professor que é:

– A primeira fez isso aqui virar Brasil; a segunda mostrou que a luta pela conservação da floresta demonstrou ao mundo que podemos ser diferentes; agora surge a terceira, a revolução da industrialização. Seu sucesso depende do desafio de elegermos dois senadores.

Ao afirmar que todos ali se reuniam “por uma causa”, o governador conclamou os jovens a “fazer parte dessa história”, a exemplo do que ocorreu com as revoluções anteriores.

– A felicidade está nas mãos de vocês! – disse, aplaudido.

O candidato Tião Viana complementou, afirmando que via o “nascimento de uma nova Xapuri”, quando tomou conhecimento do aumento do número de trabalhadores nos setores industrial e extrativista.

– Ele já é maior do que o número de pessoas empregadas no setor público, então, algo muda em nosso destino. A força da indústria da castanha e o manejo da madeira certificada credenciam o Acre a aumentar suas exportações desses setores para a Europa – acrescentou.(M.C.)

 
 

Frente Popular acreana põe Lula no discurso da industrialização  - Gente de Opinião
 Mãe e filha acompanham a movimentação na praça, em Xapuri: passeata na terra de Chico Mendes, herói amazônico 


 


REMESSAS DE PRESERVATIVOS AUMENTAM

• A Natex faz uma a duas remessas mensais com uma média de seis milhões de preservativos por envio. Um estoque de 140 toneladas de látex, atualizado permanentemente, garante que a fábrica funcione durante um período ininterrupto de seis meses.

• No início deste ano, a Natex expediu uma remessa de quase 10 milhões de preservativos para seis estados brasileiros, além do Acre: Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

• Essa remessa foi quase 50% superior às anteriores, que totalizavam no primeiro semestre de 2010 um montante de 40 milhões de preservativos já enviados ao Ministério da Saúde desde o início do funcionamento da fábrica, em 2008.

• São os primeiros no mundo fabricados a partir do látex de seringal nativo. É a única indústria no ramo com sistema integrado de produção: centrifuga o látex in natura recebido do seringueiro e produz o preservativo. A usina de centrifugação é a única da América Latina com a certificação ISO 9001.

• De acordo com a gerente geral da Natex, Dirlei Bersch, a indústria em Xapuri não fabrica apenas preservativos. Ela também desenvolve um projeto de prevenção de DST/AIDS, voltado para as comunidades que fornecem a matéria-prima.
 

Siga Montezuma Cruz noGente de Opinião

 
www.twitter.com/MontezumaCruz
 


 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)