Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Governador Confúcio Moura diz que discurso sobre a Amazônia é demagógico e defende soluções locais para o desenvolvimento


Gente de Opinião

O governador Confúcio Moura defende a união dos estados amazônicos para que a região seja valorizada

A preservação da floresta está sendo feita por pessoas que vivem na pobreza em contraponto com o discurso internacional, que promete apoio à Amazônia. Com esta afirmativa o governador Confúcio Moura abriu, nesta quarta-feira (21), o Fórum Amazônia, em Porto Velho. Ele acrescentou que, internamente, “o Brasil engana o Brasil” quando recursos da Sudam, por exemplo, são devolvidos sem a aplicação a que se destinam na região.

O Fórum Amazônia foi realizado pela primeira vez na região Norte. Durante o evento, consultores e autoridades apresentaram observações e perspectivas de oportunidades no agronegócio e a exploração sustentável da floresta.

Confúcio fez críticas à forma como a Amazônia é divulgada para que os brasileiros a conheçam melhor. Ele apontou como exemplo as passagens aéreas, que são inviáveis diante dos preços para quem viaja para o exterior.

“Os estados amazônicos têm mais belezas para mostrar”, afirmou o governador, destacando que dentro do Brasil o desconhecimento é tanto que é comum haver confusão entre estados distintos como Rondônia e Roraima.

O caminho para que a região amazônica conquiste o valor merecido, conforme o governador, está nas soluções locais. A união das bancadas estaduais têm papel fundamental neste processo, mas, segundo ele, ainda não estão comprometidas com a causa.

A formulação de um novo modelo jurídico para facilitar o relacionamento com o governo federal e a comunidade internacional é outro ponto defendido por Confúcio. O governador afirmou que está em andamento com a criação de um consórcio de governadores da região.

“Por enquanto, as reuniões são como um muro de lamentações”, acrescentou referindo-se aos encontros regulares entre governadores do estados amazônicos.

A participação do governador incluiu críticas o que define como demagogia no discurso internacional, que faz com que outros países imponham regras para a manutenção da floresta em pé, embora não ofereçam contrapartida pelos benefícios recebidos por este serviço.

Gente de Opinião

O evento Exame Forum Amazônia reuniu empreendedores, gestores e consultores em Porto Velho

O prefeito Arthur Virgílio Neto foi solidário com o governador de Rondônia e admitiu que falta entrosamento entre os gestores amazônicos na busca por mais respeito para a região. Também concordou que o Brasil é alienado em relação à Amazônia, que desperta mais interesse internamente.

GRANDEZA

Em comum com o governador rondoniense, Arthur Virgílio também compartilhou a ideia de que o turismo é essencial para tornar a região mais visível aos olhos dos brasileiros e do mundo.

A grandeza da região, na avaliação de Confúcio Moura, pode ser constatada pelos seus 20 milhões de habitantes e na área que abrange dois terços do território nacional.

A tecnologia, que chega através das mídias sociais com seus algoritmos, transformando pessoas em dados, deve ser posta a serviço do desenvolvimento sustentável, indicando caminhos que valorizem a vida e, simultaneamente, promovam o progresso.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)