Quinta-feira, 18 de março de 2010 - 16h09
Mercados e outros estabelecimentos de Guajará-Mirim |
XICO NERY
Amazônias
GUAJARÁ-MIRIM, Rondônia — Depois da operação conjunta de bons resultados feita em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Polícia Federal não se tem notícia de ações semelhantes no âmbito municipal. Principalmente, de equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária que, por força da legislação federal, devem percorrer, periodicamente, a rede de supermercados, bares, lanchonetes, mercearias, armazéns, feiras-livres e mercados municipais que vendem alimentos.
Nesta época do ano, dentro do período da Quaresma, logo o término do carnaval, é comum em outras cidades brasileiras a Vigilância Sanitária municipal promover blitzes no comércio formal e informal. Geralmente, a tradicional "Operação Semana Santa" sai às ruas para verificar a qualidade dos produtos consumidos no período.
Dos alimentos que constam na "lista suja" do consumidor estão ovos, frangos congelados, peixes, bacalhau, carnes (resfriadas) e enlatados.
— Esses produtos sempre alvo da fiscalização — esclarece um fiscal da Vigilância Sanitária Municipal que pede para não ser identificado.
Segundo ele, tanto na vizinha Nova Mamoré como em Guajará-Mirim, o quadro de servidores é deficitário e não há secretário de saúde que faça cumprir à risca a legislação pertinente. Há anos o quadro não tem aumento de servidores, ele conta.
“Embaraço”
A mesma fonte citou o "embaraço" que é, no caso da Vigilância Sanitária Municipal, botar a fiscalização nas ruas e agir com rigor. Há anos, também, esse órgão da Secretaria de Saúde, pelo menos, na Semana Santa e nas festas natalinas, não dispõe de pessoal de apoio técnico capaz de manter o cumprimento da legislação estabelecida no segmento de produção, consumo e comercialização de alimentos.
Isso não ocorre com o setor farmacêutico. Depois de percorrer os quatro cantos da cidade, um repórter da Rádio Educadora constatou que supermercadistas e comerciantes “até que aguardam a visita das equipes de Fiscalização Sanitária.
Até a semana passada, a secretária Denise Marques não havia deflagrado a tradicional "Operação Semana Santa" cuja ação deve contar com veterinário, biólogo e nutricionista treinados pelos órgãos municipais e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pelo Serviço de Inspeção Federal da Delegacia Federal de Agricultura.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra