Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Herdade do Esporão: vinho, turismo e lazer


Herdade do Esporão: vinho, turismo e lazer - Gente de Opinião

Évora, Capital do Alentejo, guarda grande parte da história lusitana /FRANCISCO BILOU
 

LÉA TEIXEIRA
De Herdade do Esporão, Portugal

 

A moda do turismo rural chegou há alguns anos a Portugal. Por suas características paisagísticas e agrícolas, o Alentejo tem sido uma das regiões mais propensas a esse segmento de turismo. Aqui você encontra tranquilidade, belas paisagens e as famosas herdades (fazendas), com casas agrícolas apalaçadas que são um verdadeiro charme para o turista que gosta de sossego, anseia liberdade, contato com a natureza e boa gastronomia.
 

As cidades e vilas do Alentejo parecem ter parado no tempo. O estresse não faz parte do quotidiano regional. Tudo parece fazer-se devagar, como dizem os portugueses a brincar “à alentejana”, nas suas piadas em relação aos habitantes da região. Mas faz-se muito, pois a região do Alentejo tornou-se famosa essencialmente por produzir os melhores vinhos e azeites de Portugal, além da cortiça ainda hoje um forte produto de exportação portuguesa.
 

É no Alentejo que se atingem as maiores temperaturas do país, e por isso é a região considerada mais quente. Por essa razão consegue-se produzir uma variedade de vinhos (tinto, branco ou rosé) de rara frescura e de grande potencial de conservação.
 

A Quinta do Esporão é um a grande fazenda e um caso típico e muito reconhecido nesta região. A Herdade produz excelentes vinhos que resultam da moderna viticultura e de brilhantes experiências no âmbito da enologia. A matéria-prima (as castas de uvas) são de grande qualidade e o cruzamento de diversas variáveis, começando na escolha inicial das castas mais adequadas a cada tipo de terreno e solo, determinando no perfil de vinhos que se pretende obter.
 

A Herdade do Esporão tem cerca de 550 hectares. É curiosamente um local histórico, tendo os seus limites fixados desde 1267. Conta ainda hoje comum patrimônio edificado que sobreviveu felizmente à passagem do tempo. A Torre do Esporão, por exemplo é também conhecida como Castelo de Esporão ou Solar da Herdade do Esporão. Foi construída entre os anos 1457 e 1490, tornando-se uma espécie de símbolo máximo desta grande fazenda.
 

Os visitantes que aqui passam são convidados obviamente não só a ficar mas igualmente a conhecer as vinhas, as adegas, as caves e os lagares do azeite. Lugares de trabalho, mas igualmente de rara beleza, tradição vinícola e agrícola. Pode participar da colheita das uvas (vindimas) e de quebra pode ainda receber aulas de como se faz um bom vinho ou as explicações para a produção de um bom azeite.
 

Para além das “obrigatórias” visitas às vinhas, adegas, caves e lagares, que dão a conhecer os detalhes sobre a produção dos vinhos e azeites da Herdade do Esporão, você pode ainda escolher diversos passeios (a pé, de bicicleta ou de jipe), tornando possível a observação da fauna e flora, fazer até pic-nics na vinha, desfrutando a bela paisagem vinícola lentejana.
 

Os visitantes poderão também conhecer o patrimônio histórico-cultural da herdade, datado dos séculos XV e XVI, como à Torre do Esporão, à Capela de Nossa Senhora dos Remédios, (ambos classificados como Imóveis de Interesse Público) e Arco do Esporão. A ermida, de arquitetura religiosa medieval, foi recentemente restaurada tornando possível dar a conhecer os magníficos frescos da sua capela-mor.
 

Os turistas poderão igualmente conhecer o Complexo Arqueológico do Povoado dos Perdigões, uma edificação pré-histórica, situada a cinco quilômetros da Herdade do Esporão, onde se têm desenvolvido e promovido escavações arqueológicas, desde que foram descobertos em 1995, os primeiros vestígios de presença humana, na Antiguidade. Durante todo o ano é possível visitar o Museu na Torre do Esporão e admirar os artefactos provenientes destas escavações.
 

A Herdade organiza assim diversos serviços de Enoturismo, que vão desde a restauração e degustação da produção, até à organização de cursos vinícolas e as respectivas visitas ao patrimônio histórico da quinta, com várias opções ao dispor do visitante.

 

SAIBA MAIS

Apartado 31
7200-999 Reguengos de Monsaraz
Telefone: 351 266 509280
Fax: 351 266 519753
Herdade do Esporão
Apartado 31
Monsaraz fica a 170 km de Lisboa
Transportes de Lisboa : ônibus e trem

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)