Domingo, 27 de setembro de 2015 - 19h26
LUIZ LEITE
DE OLIVEIRA (*)
Vem mais uma festa?
No dia 2 de outubro, o que é mesmo? Dia do município, 1914-1915.
Porto Velho já existia desde 1907. Foi concebida e planejada pelos americanos que vieram construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Assim, a data municipal nada tem a ver com Porto Velho.
Mesmo assim, estão organizando no pátio ferroviário dois dias de festas. E, mais uma vez, os sacanas usarão o Patrimônio Histórico. Eles, os políticos que traíram o povo de Rondônia. Esse povo que lutou pela restauração da EFMM a partir de 1980.
Silenciosamente, políticos e governo sob influência deles promoveram a instalação de dois monstros elétricos, Jirau E Santo Antônio – coitado do santo! – que submergiram toda a ferrovia.
Causa agora indignação, pelo menos para mim, que a EFMM seja usada como símbolo e nome da nova Assembleia Legislativa de Rondônia.
Lá na área externa, em vez de árvores, está sendo esculpido um trem gigantesco para ser colocado na frente do prédio, novo monstro, este, envidraçado. É o prédio forno micro-ondas.
É isso o que fazem de mãos dadas, políticos e governo, com cinismo e trairagem.
A EFMM, que foi a mais famosa ferrovia do mundo, segue sendo humilhada pelo poder público. Quanta desfaçatez!
Certamente, aduladores enxergarão nessas poucas linhas, “posição contrária ao progresso, ao desenvolvimento e que não permitimos que algo possa ser feito no pátio da Madeira-Mamoré”...
Difícil mesmo é sentirem perplexidade e indignação com o avanço da destruição do que resta do Patrimônio Histórico ferroviário. Preferem, cegamente, se aliarem aos vândalos.
Enquanto isso, “estoriadores", continuam a manter a alienação cabocla, publicando os livros com fotos do tempo da construção da EFMM, estremecem de pavor para que não se mostrarem contra as hidrelétricas “redentoras”.
A submersão da via permanente é um fato. Aí, eles se lembrarão mesmo de suas "estórias" recentes, e falarão em usinas, progresso, e dane-se a Madeira-Mamoré!
O Iphan emudeceu. É possível que o Ministério Público Federal determine a devolução dos bens da ferrovia ao município, um plano que o GRPU tramou com a intenção de “ferrovia , nunca mais”.
Até o dia 2 ainda há tempo de a Prefeitura de Porto Velho refletir, ou será impedida de promover mais uma sacanagem, tripudiando novamente o cadáver do que é sagrado.
Além do pedido de respeito, o rondoniense deveria se indignar.
Esse vagão no pequeno vídeo, mostra da destruição vergonhosa e agora ainda querem promover mais um viradão (sexo, droga & rock’nroll no dia 2 de outubro.
Esse é o progresso que muitos defendem. Uma vergonha. O MPF precisa ficar de olho no Iphan e SPU, e nos promotores do tal evento.
É preciso se indignar...
(*) Arquiteto, pesquisador do patrimônio histórico e presidente da Associação dos Amigos da Madeira-Mamoré.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra