Terça-feira, 16 de junho de 2015 - 13h05
Equipe: Luiz Carlos Pinto, Laércio Portela, Carol Monteiro, Samarone Lima,
Inês Campelo, Sérgio Miguel Buarque e Inácio França
A partir desta terça-feira (16/6) entra no ar o site da Marco Zero Conteúdo (marcozero.org), um espaço dedicado ao jornalismo independente e sem fins lucrativos.
A Marco Zero é um empreendimento criado por um grupo de jornalistas que acreditam na possibilidade de construir, cotidianamente, reportagens pautadas na ética, na transparência, na defesa dos Direitos Humanos e na construção coletiva do conhecimento e na cooperação como a melhor maneira de fazer jornalismo.
Produzidas e editadas por profissionais que procuram ver o mundo com um olhar diferenciado, as matérias publicadas no site poderão ser livremente reproduzidas por qualquer veículo, blog ou pessoa em suas redes sociais sob a licença creative commons.
Para manter a independência, a Marco Zero optou por não receber patrocínios de governos, empresas públicas ou privadas. “Nossa sobrevivência depende da colaboração e doações voluntárias dos leitores. Mas também iremos buscar parcerias com algumas fundações e organismos internacionais que estejam de acordo com os princípios de nossa política editorial, além de realizar cursos, capacitações, seminários e prestar consultorias em diversas áreas. Também iremos manter em nosso site uma loja virtual onde venderemos produtos com nossa marca”, explica Sérgio Miguel Buarque, um dos fundadores da agência, ressaltando a importância de diversificar as fontes de recursos.
Marco Zero surge em um momento no qual o Recife passa por uma empolgante luta entre modelos urbanísticos distintos, que tem como epicentro o Cais José Estelita e o projeto “Novo” Recife. Por isso, a questão urbana será um dos focos prioritários das coberturas do site. “Nosso ponto de observação será o Recife e a vida nas cidades da sua Região Metropolitana. O Semiárido, região simbioticamente ligada à capital de Pernambuco, também deverá receber atenção dos nossos olhares, assim como a permanente construção da Democracia e o respeito aos Direitos Humanos. Também abrimos espaço para a narrativa, publicando e incentivando histórias bem contadas”, esclarece o jornalista Inácio França, que será o responsável por coordenar o conteúdo publicado no site.
Junto com o site, a Marco Zero já traz ao público quatro cursos para os meses de julho e agosto. Segundo a jornalista Carol Monteiro, “além de ser uma fonte de recursos para ajudar a manter a agência, os cursos são uma forma de colaborar com a difusão de boas práticas de jornalismo e também de aproximar mais pessoas do projeto”.
Site: marcozero.org // Facebook: facebook.com/mzconteudo //
Twitter: @mzconteudo // Email: marcozero@marcozero.org
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