Sexta-feira, 8 de janeiro de 2016 - 11h07
Montezuma Cruz
Amazônias
A torre do Museu da Amazônia (Musa) tem algumas funções vitais para o ser humano, especialmente observar a natureza. Assim, com o mote #vempassarinhar, a direção convidou esta semana a população de Manaus (AM) a participar desse evento.
As pessoas não irão ver passarinhos engaiolados, donos de um canto triste, aleijados pela falta de espaço para voar. Irão vê-los o ar livre, bonitos como são.
A observação de aves e pássaros, conhecida em inglês por birdwatching,é uma das atividades que mais crescem no mundo. É muito popular nos Estados Unidos, na Inglaterra e também tem sido frequente no País.
Em Coxim (MS), o repórter presenciou a chegada de italianos integrantes de um grupo de observadores de pássaros. “Todos os anos eles vêm ao Pantanal”, diz o ambientalista e turismólogo Ariel Albrecht, que os recepciona.
Em Campo Grande, Capital daquele estado, o Clube de Observadores de Campo Grande tem como único objetivo manter um relacionamento entre as pessoas dispostas a conhecer a vida de pássaros e ouvir o seu canto. No Facebook, elas marcam encontros para “passarinhar” e aprender mais sobre a natureza.
No Brasil existem mais de 1.800 espécies de aves, o que especialistas consideram “verdadeiro paraíso para quem é apaixonado por aves”.
O programa deste sábado (9) no Musa em Manaus:
7h15 – subida da ladeira.
9h30 – lanche oferecido pelo Musa
10h – “Papo de passarinho” com Tomaz Nascimento de Melo
Custo: R$ 30. Estudantes e idosos brasileiros pagam meia.
Inscrições: agendamento@museudaamazonia.org.br
Conheça o site do Musa
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra