Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Néctar misto de açaí acreano serve para desportistas


 

PRISCILA VIUDES (*)
Amazônias


 

RIO BRANCO, Acre — Bebida natural, nutritiva e com alto valor energético. Essa é a definição do néctar misto de açaí, atração que a Embrapa Acre levará para a VII Exposição de Tecnologia Agropecuária da Ciência para a Vida, promovida desde hoje, 24, até o próximo dia dois de maio em Brasília (DF). O alimento, que reúne a força do açaí, o sabor do cupuaçu e a energia do guaraná, é produzido sem conservantes e pode ser armazenado em temperatura ambiente por até seis meses. 
 
O néctar misto de açaí foi desenvolvido no laboratório de tecnologia de alimentos da Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). 
 
— É uma bebida rica em antocianina, composto antioxidante que combate os radicais livres do corpo humano. O néctar pode ser utilizado, principalmente, por esportistas como suplemento alimentar por ser de fácil absorção e rico em calorias — afirma o analista da Embrapa Acre, Vlayrtom Maciel. 
 
Durante a feira, o público poderá degustar a bebida no espaço denominado Planície de Tecnologias, que abrigará 60 inovações prontas para serem incubadas ou apropriadas por empresas. “Será o momento de apresentarmos o Néctar Misto de Açaí para  empresários que tenham interesse nesta tecnologia viável, que torna o açaí um produto com maior durabilidade, ideal para ser comercializado nas regiões onde não há produção da fruta”, afirma o chefe adjunto de comunicação e negócios da Embrapa Acre, Francisco de Assis Côrrea.  

 
 Ciência para a Vida
 
 A exposição é o maior evento da Embrapa e funciona como uma grande vitrine com as novidades tecnológicas para a agropecuária brasileira, desenvolvidas nas 45 unidades da Embrapa, em organizações estaduais de pesquisa e nas empresas incubadoras. 

Em sua sétima edição, o evento traz como tema “Pesquisa Agropecuária Alimentando um Mundo Melhor” e dentro desse contexto, a Embrapa Acre leva além do Néctar Misto de Açaí, o mingau de farinha de castanha enriquecido com farinha de banana e produtos à base de castanha-do-brasil.
 
A expectativa é que cerca de 60 mil pessoas passem pelas instalações montadas na sede da Embrapa em Brasília (DF). Serão 12 mil metros quadrados divididos em vários espaços. Segundo a coordenação da Feira, o ponto forte desta edição será a interatividade lúdica e criativa que possibilitará ao público interagir com inúmeras tecnologias, como no Espaço do Cotidiano. Neste local os participantes poderão conhecer de forma descontraída as tecnologias agropecuárias presentes no dia-a-dia da maioria das pessoas. 
 
Os produtos à base de castanha-do-brasil (bolos, pães e biscoitos) estarão expostos no Espaço do Cotidiano por meio de painéis informativos. Também terão destaques as cadeias produtivas de pães e farinhas, carnes e leite, fibras, madeiras, biocombustíveis, frutas, hortaliças e grãos. 
 
Diariamente o público ainda poderá saborear os biscoitos de castanha-do-brasil, a castanha despeliculada e a castanha fatiada e salgada, desenvolvidos em parceria com a Indústria Miragina.

 
Mingau de farinha de banana 
 
A Embrapa Acre também tem presença confirmada na Cozinha Experimental do Ciência para a Vida. Na próxima quinta-feira, 29, o analista Vlayrton Maciel, que atua no laboratório de tecnologia de alimentos da unidade, ministra duas oficinas de culinária sobre o mingau de farinha de castanha-do-brasil enriquecido com farinha de banana, alimento que pode ser utilizado para a merenda escolar e como fonte de nutrientes para reduzir os índices de desnutrição infantil. 
 
Segundo a pesquisadora Joana Maria Leite, responsável pelas pesquisas que desenvolveram o produto, na mistura todas as vitaminas da banana são agregadas a da castanha-do-brasil. 

— E não é um alimento apenas nutritivo, mas também saboroso, a aceitação da farinha de castanha entre as crianças foi de 89%, durante levantamento realizado em 2005. A mistura também tem a vantagem de ser prática, as farinhas podem ser preparadas em casa — explica.

 
Farinha mista de banana e castanha
 
Uma das publicações que será lançada durante a feira, na terça-feira, 27, traz o passo a passo para obtenção desse produto: a cartilha “Farinha mista de banana verde e castanha-do-brasil”da Coleção Agroindústria Familiar editada pela Embrapa Informação Tecnológica (DF). 
 
Dois outros títulos resultantes das pesquisas realizadas pela Embrapa Acre também serão lançados neste mesmo dia: “Castanha-do-brasil: despeliculada e salgada”, também da Coleção Agroindústria Familiar e a publicação Projeto Kamukaia, conjunto de artigos sobre ecologia e manejo de espécies florestais de uso não-madeireiro da Amazônia.
 
(*) É assessora de imprensa da Embrapa-AC.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)