Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 - 08h39
O deputado federal Padre Ton (PT-RO) se comprometeu, em Ponta do Abunã, onde esteve no final de semana em reunião com lideranças comunitárias e deputado estadual Claudio Carvalho, a atuar pela derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei (PL 98/2002). A análise do veto deve ser apreciada pelos deputados na próxima semana.
A reunião, realizada no distrito de Extrema a 320 quilômetros de Porto Velho, teve por objetivo não apenas tratar da emancipação política da região mas também ouvir as principais reivindicações feitas pelos líderes comunitários. Os deputados puderam, ainda, atualizar informações sobre as ações dos governos federal e estadual em Ponta do Abunã.
Ao defender a derrubada do veto, Padre Ton ressaltou, porém, que a criação de novos municípios deve obedecer critérios rigorosos e ocorrer com muita responsabilidade. Em entrevista ontem (11) à rádio Verde Amazônia, em Ariquemes, o deputado reafirmou sua posição.
Outro problema antigo relatado pelas lideranças, e que dificulta o acesso ao distrito, é uma balsa sobre o Rio Madeira que divide Extrema do restante do Estado, deixando a comunidade isolada. Por diversas vezes foi anunciada a construção de uma ponte no local, mas até hoje não saiu do papel. Padre Ton disse que não medirá esforços para que esta demanda se torne realidade o mais rápido possível.
Apesar do número populacional do distrito, até hoje não existe sinal para celular em Extrema. O deputado estadual Cláudio Carvalho disse que há muito tempo vem cobrando das empresas: “Desde que era vereador já encaminhei inúmeros ofícios às empresas de telefonia celular, inclusive com pesquisa de viabilidade econômica. Apesar de serem empresas privadas, que visam lucro, não entendo porque ainda não houve interesse por parte delas”, disse o deputado.
Cláudio Carvalho informou que recentemente foi aprovada uma Lei na Assembleia Legislativa do Estado autorizando o Governo a dar incentivo fiscal para empresa instalar uma antena no local. “Espero que agora seja instalada esta antena”, disse.
Cláudio falou ainda que vem cobrando do prefeito Mauro Nazif mais agilidade na contratação de médicos através do Programa Mais Médicos, para atender a região, “uma vez que os nossos se recusam a morar nestes locais mais distantes” e através do Mais Médicos o custo é menor para o município. Outra cobrança que o deputado fez foi da recuperação das vias urbanas de Extrema que se encontram em estado calamitoso.
O líder comunitário Isaias Lima, mais conhecido como Piri Piri, que é delegado do Sindicato dos Taxistas na Ponta do Abunã - SINTAX, agradeceu a visita dos deputados. “Estamos satisfeitos em saber que ainda existem políticos que se preocupem com nossa situação. Nossa comunidade agradece a visita” ressaltou.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra