Quinta-feira, 28 de novembro de 2013 - 08h55
Pedido de atenção especial à saúde do povo indígena Cinta-Larga, que vive na Reserva Roosevelt (MT e ROP), rica em diamantes, explorados clandestinamente, foi feito pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO) ontem (27) durante audiência com o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antonio Alves.
Os Cinta-Larga, conforme denúncia recorrente do Ministério Público Federal em Rondônia, vivem risco de extinção devido a doenças como tuberculose e pneumonia, agravadas em razão do contato com não índios.
Antonio Alves garantiu que irá pedir aos responsáveis pela saúde indígena na região um relatório do atendimento atualmente prestado, com informações detalhadas para serem repassadas ao deputado Padre Ton.
O deputado também tratou da estrutura de atendimento oferecido pelas Casais (Casa de Apoio à Saúde do Índio). “Visitei a região, conversei com algumas pessoas, inclusive fui bem recebido pelos profissionais. Eles me pediram esse levantamento, essa atenção à situação das Casais”, disse o deputado, lembrando que os indígenas localizados nas regiões de Espigão, Cacoal, Alta Floresta, Riozinho e Guajará-Mirím sofrem com a ação dos não índios, principalmente no que tange à questão da mineração.
Padre Ton mencionou ainda a necessidade de rever o aluguel da unidade de Alta Floresta, o que pode gerar economia para o Ministério da Saúde.
O secretário da Sesai fez um breve levantamento das melhorias não só em Rondônia, mas em outros distritos pelo país. Lembrando que o Brasil tem 68 Casais em funcionamento, ele reforçou que muitas melhorias foram realizadas na atual gestão.
Antônio Alves apresentou ao deputado projeto para construção de edificações próprias para funcionamento das Casas de Apoio à Saúde do Índio, unidades que seriam erguidas em 45 dias, compostas de espaço para consulta médica e odontológica e hospedagem para indígenas que precisam de apoio e assistência próximos às aldeias em que moram.
As Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) são estruturas modulares, de três diferentes tamanhos. O projeto, segundo Antonio Alves, deve ser anunciado pela presidente Dilma Rousseff no dia 2 de dezembro, segunda-feira, quando ocorre a abertura da Conferência Nacional de Saúde Indígena, em Brasilia.
Fonte: Mara Paraguassu
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra