Domingo, 3 de outubro de 2010 - 21h53
XICO NERY
Amazônias
GUAJARÁ-MIRIM – Além da prisão do dono de um cão pitbull, que o fantasiou com a camiseta e o número de um candidato, a rotina eleitoral entre sábado e domingo nesta parte da Amazônia ficou por conta da ameaça de queda de um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) e da detenção de um eleitor que fazia boca de urna na zona leste de Guajará-Mirim, mas logo liberado pelas autoridades por falta de provas.
Na manhã de sábado, o helicóptero modelo Blakchawk, de fabricação norte-americana, oferecido pela FAB ao Tribunal Regional Eleitoral para fazer o translado de urnas eletrônicas e de pessoal de apoio aos postos indígenas e comunidades do entorno dos municípios de Nova Mamoré, Costa Marques até Pimenteiras do Oeste, sofreu pane nas turbinas, obrigando seu comandante a suspender o vôo e substituí-lo por uma segunda aeronave vinda da Base Aérea de Porto Velho.
Segundo fontes militares do núcleo local do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e do 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS), o aparelho, na tentativa de decolar, às 14h05, sofreu avarias depois de duas fortes explosões em uma das turbinas. Imediatamente, em meio ao ‘fumacê’, o piloto foi obrigado a fazer um pouso forçado, no aeroporto da cidade de Guajará-Mirim.
Servidores levavam urnas
Segundo o Comando de Fronteiras do 6º BIS e na Polícia Federal, na aeronave viajavam técnicos e servidores da Justiça Eleitoral, incumbidos da instalação de dezenas de urnas eletrônicas destinadas aos postos indígenas dos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques e Pimenteiras do Oeste, todos na malha dos 900 quilômetros de fronteira do Brasil com a vizinha Bolívia.
O "Blackhawk" pertence ao Grupo de Aviação da FAB. Foi adquirido em 2006 nos Estados Unidos. Com quatro anos de operações na Amazônia Brasileira. Teria mais de cinco mil horas de vôo, mas estava em condições de vôo regular para a missão destinada ao TRE. O aparelho, procedente da capital, sofrera todos os procedimentos de manutenção (interno e externo) ainda no hangar e em Guajará, chegou a ser inspecionado pelos mecânicos.
Ao decolar da pista do aeroporto local, o aparelho sofreu duas panes sucessivas e logo o piloto detectou o problema, decidindo apoiarbordar a missão, forçando um pouso em Guajará-Mirim. As urnas que seriam usadas nas eleições das comunidades indígenas e os técnicos do TRE tiveram que seguir um novo plano de vôo em outro helicóptero despachado da capital, do tipo Cougar, com menor autonomia de vôo.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra