Terça-feira, 16 de junho de 2015 - 13h10
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental intensificou as atividades de fiscalização no Parque Estadual de Guajará Mirim - PEGM, ação esta, fruto da Revisão do Plano de Proteção do PEGM – Parque Estadual de Guajará Mirim- realizado em janeiro 2015 que contou com a participação de uma equipe multidisciplinar da Secretaria formada por técnicos das Coordenadorias de Proteção Ambiental, Educação Ambiental, Geociências, Licenciamento Rural, Unidade de Conservação e Batalhão de Polícia Ambiental - BPA e Companhia de Operações Especiais – COE. Um dos produtos foi a construção do Mapa de Risco norteador das ações no Parque.
Segundo Vilson Machado - Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental todo trabalho foi fruto de um planejamento conjunto e integrado das coordenadorias da Sedam. “Estamos contando com um trabalho técnico de integração das coordenadorias COPAM, COPAF, COGEO e CUC e promovendo um grande planejamento para as ações Ambientais no Estado, contamos com o apoio fundamental do BPA e da COE, sem o apoio dos quais não seriam possíveis as ações de fiscalização ambiental”. Salientou Vilson Machado.
Um dos resultados foi a deflagração de uma missão onde equipes compostas por técnicos ambientais da Coordenadoria de Proteção Ambiental, Unidade de Conservação e apoio do Batalhão Ambiental e Comando de Operação Especial se deslocaram ao Parque para proceder atividades de Fiscalização e Monitoramento com suporte de aeronave (helicóptero) locado pela Sedam para atendimento de demandas de monitoramento, controle e fiscalização ambiental. Foi constatado a existência de algumas irregularidades ambientais, sendo que todas foram devidamente autuadas.
Os resultados da missão consolidaram-se até o momento em 09 autos de infração que totalizam R$ 1.516.160,00 (Hum Milhão, Quinhentos e Dezesseis Mil Cento e Sessenta Reais), além de 04 Termos de Embargo.
O deslocamento no interior do Parque por meio terrestre foi realizado através de caminhonetes e motos que adentraram em aberturas promovidas por invasores onde o trânsito dentro da Unidade de Conservação, é dificultoso devido as más condições das trilhas.
As operações de fiscalização nas Unidades de Conservação serão intensificadas no decorrer dos próximos dias. “Nossa missão é resguardar todo o patrimônio ambiental no interior das Unidades de Conservação Ambiental Estaduais e dessa forma estamos buscando otimizar todos os procedimentos de controle, monitoramento e fiscalização ambiental”. Esclareceu Vilson Machado.
Foto: Luiz Claudio Fernandes – Rio Oriente - 2015
Foto: Acervo SEDAM 2015 – Equipe de Apoio Aéreo
Foto: Luiz Claudio Fernandes – Desmate Monitorado - 2015
Fonte: Ascom / Sedam
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra