Segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018 - 18h14
Nesta segunda-feira (05), a Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal, responsável também por Ministro Andreazza, resolveu iniciar o ano letivo de 2018 transmitindo uma importante mensagem aos alunos e à comunidade. Com o plantio de uma muda de Ipê Amarelo em cada uma das 25 escolas da regional, a mensagem é simples: pequenos gestos podem fazer uma grande diferença.
“A escola é como uma árvore. A estrutura física e os funcionários são como o tronco e os galhos e os alunos são como as folhas e os frutos, que dão mais vida à arvore e se renovam, semeando o futuro. A ideia é de que cada um de vocês, e os mais de 8 mil alunos matriculados nas escolas estaduais de Cacoal e Andreazza, repercutam essa ideia entre os seus familiares e na comunidade onde vivem e assim vamos fazer a diferença”, destacou a coordenadora regional Marlene Ceconi, durante a abertura do ano letivo na escola Carlos Drummond de Andrade.
Nas últimas décadas, o meio ambiente se tornou um dos principais temas em discussão por todo o mundo, devido a degradação desenfreada e a carência, até então, de iniciativas que ajudassem a preservá-lo. Com o passar dos anos, essa preocupação com a qualidade de vida, tendo no meio ambiente o principal foco de campanhas e debates, passou a ser amplamente difundida, contando com as mais simples e variadas iniciativas. Tanto é que cada vez mais a preocupação com o meio ambiente, iniciativas e ações para preservá-lo e recuperá-lo são inseridas nas mais diversas comunidades.
“A partir disso, as escolas são os principais pontos de partida para que o meio ambiente esteja em segurança, através da conscientização e ação das gerações futuras. E é com esse objetivo que a Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal optou, através de um gesto simples, iniciar o ano letivo de 2018”, explicou a coordenadora de Recursos Humanos da CRE/ Cacoal, Ilda Lumes. Em 2006, Ilda foi a responsável pelo projeto “Ipê Amarelo, Plante essa Ideia”, desenvolvido em Cacoal junto às escolas estaduais. Durante o projeto, centenas de mudas foram plantas em Cacoal e hoje, passados mais de 10 anos, as ruas de cidade ganham mais cor, a cada nova florada dos Ipês.
Nesta segunda-feira, o plantio de uma muda de Ipê Amarelo aconteceu simultaneamente em cada uma das escolas estaduais de Cacoal e Ministro Andreazza. A planta servirá como o símbolo de diversas atividades que, durante todo o ano, serão desenvolvidas nas escolas com o objetivo de despertar a atenção dos alunos e da comunidade sobre a importância de um meio ambiente saudável para a vida humana.
“A ideia é que a simplicidade do gesto repercuta e incentive o plantio de árvores e os cuidados com o meio ambiente, promovendo cada vez mais a conscientização ambiental. Afinal, a conscientização da sociedade tem se tornado de extrema valia nesse processo, tendo em vista que um meio ambiente saudável depende de esforços conjuntos e individuais. Afinal, cada ser humano é responsável pelo meio em que vive”, concluiu Marlene Ceconi.
Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin - Equipe da CRE/Cacoal
Secom - Governo de Rondônia
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra