Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Seringueiros denunciam associações e cooperativas à polícia


 
 
XICO NERY
Amazônias

PORTO VELHO, Rondônia — O presidente da Organização dos Seringueiros do Estado de Rondônia (OSR), Adão Laia Arteaga, 39 anos, pediu nesta terça-feira a intervenção simultânea da Polícia Federal, Ministério Público (Federal e Estadual) e da Receita Federal, para que investiguem o destino do dinheiro oriundo dos repasses das compensações dos planos de manejo das reservas extrativistas.

— Trata-se de recursos destinados a melhorar a qualidade de vida das populações tradicionais no entorno das áreas de exploração — ele explicou. De acordo com Arteaga, presidentes de associações e cooperativas das 25 reservas extrativistas (Resex) existentes do estado, além de não apresentarem os balancetes, decidiram cobrar pagamento antecipado dos manejos a madeireiros. 

— Muitos planos não foram autorizados pela Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e pelo Ministério do Meio Ambiente — denunciou.


Nunca recolheram

A pior situação ocorre nas 14 reservas de Machadinho do Oeste e no Vale do Anari (noroeste do Estado). O ex- presidente da OSR, Osvaldo Castro de Oliveira, 48, declarou em documento:

— Em nove anos que comandei a entidade, ex-presidentes de associações e cooperativas, entre os quais, Antônio Teixeira Santos, Raimundinho de Costa Marques e Antônio Flávio Barros Setúbal (técnico agroflorestal, não é seringueiro) e José Pinheiro Borges, o ) nunca pagaram os 10% da OSR, tampouco as mensalidades.
 
Ainda segundo Oliveira, eles também não esclareceram o sumiço de 500 hectares de madeira nobre de um "talhão" da Resex Rio Preto Jacundá, comercializado pelo madeireiro Avalone Farias nos mercados dos Estados Unidos, Japão, China e Europa. 

— O dinheiro recebido por nunca foi declarado à secretaria, à Receita Federal, nem à Organização dos Seringueiros. A entidade deveria ter recebido 10% da comercialização do produto no ato da saída da reserva.
Seringueiros denunciam associações e cooperativas à polícia - Gente de Opinião

Arteaga adverte: recursos deveriam ser aplicados em benefício dos seringueiros /XICO NERY

 
Inicialmente, Arteaga foi à sede da Superintendência da Polícia Federal, onde comunicou o que vem ocorrendo dentro das Resex “sob o controle de José Pinheiro e Antônio Flávio. Na próxima quinta-feira, 22, juntamente com o advogado da OSR, ele irá ajuizar ação contra os madeireiros Avalone Farias, que é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e está em viagem na China); Nilson Cumpinhaque (de Machadinho do Oeste), Wagner Silva (de Jaru), a fim de convencê-los a pagar as compensações, como manda o acordo comercial, supervisionado pela Sedam, ministério, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e OSR. 
 

Mais madeira nobre deixa reserva

PORTO VELHO — Desde o domingo, 18, toreiros ligados ao empresário Avalone Farias, a serviço de uma madeireira de Ariquemes, e Nilson Cupinhaque, retiram madeira de espécies nobres da Reserva Angelim, localizada a três horas da cidade de Machadinho do Oeste, a 347 quilômetros da capital de Rondônia.
 — São espécies de exploração proibida pela legislação. O pior é que os manejos estão proibidos — desabafa um seringueiro morador daquela reserva. Ele não identificou, temendo represálias. Segundo disse, "daquele dia até esta manhã (20), saíram mais de dez caminhões carregados de toras". 

Informado sobre a situação, Adão Arteaga comunicou o secretário do Desenvolvimento Ambiental, Paulo Roberto Ventura Brandão, na capital. No entanto, segundo informou, não obteve “resposta plausível”. A gerência da Sedam em Machadinho do Oeste exigiu que a denúncia seja feita por fax, apesar de manter equipes de plantão no local sob o comando da analista ambiental Ariana Lima Silva, encarregada de monitorar a ação das empresas madeireiras na região. (X.N.)

 
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)