Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 - 17h02
AMAZÔNIAS
A Companhia Nacional de Abastecimento está ineficiente em Machadinho do Oeste. A denúncia foi feita durante assembleia geral do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia (Sindsbor) e descendentes de seringueiros.
Na pauta de reivindicações, eles condenam aquisições de matéria-prima por meio de intermediários; denunciam precárias condições de trafegabilidade e acessibilidade aos ramais das reservas extrativistas. A prefeitura ainda não garantiu atendimento com máquinas, alegando que isso é atribuição do governo estadual.
De acordo com as autoridades de Machadinho do Oeste, são os caminhões toreiros os maiores destruidores das estradas na região. Outro problema constatado por seringueiros é a energia elétrica, pois, quando falha, prejudica a conservação da produção de açaí, cacau e castanha.
Seringueiros querem obter linhas de créditos e inventivos a projetos de fomento em reservas extrativistas. Eles nunca puderam contar com planos concretos do governo para distribuição de renda.
Descendentes de seringueiros antigos e soldados da borracha reivindicam assistência técnica para um plano de desenvolvimento sustentável, bem como, um programa que garanta saúde aos moradores nas reservas.
Para o vice-presidente do Sindsbor, George Telles de Menezes, as reivindicações são plenamente viáveis. Segundo ele, o deputado federal Carlos Magno (PP) sensibilizou-se com a situação dos seringueiros, prometendo alternativas para minimizar seus problemas. “Visamos o desenvolvimento sustentável na prática e não apenas na teoria ou em propagandas”.
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra