Terça-feira, 27 de abril de 2010 - 20h25
Observado pelo pesquisador Joselito Motta (e) e por mulheres participantes da oficina, o deputado Fernando Melo joga para o alto uma tapioca / MONTEZUMA CRUZ FOTOS |
MONTEZUMA CRUZ
Amazônias
BRASÍLIA — Novos sucos produzidos pela Embrapa no Acre e no Pará ficam expostos até o próximo dia dois na Exposição Ciência Para a Vida, ao lado do filé e hambúrguer de peixe caxara do Pantanal, que serão degustados nesta quarta-feira pelos convidados do evento.
O peixe caxara, uma das mais nobres espécies estudadas e industrializadas pelo Laboratório de Carnes da Embrapa Pantanal, tem grande chance de exportação, informa o relações públicas da empresa, Thiago Coppola.
— A Embrapa desenvolveu cinco processados de pescado provenientes de peixes nativos, destacando-se o hambúrguer, o patê, o empanado tipo nugget e o filé defumado, mas há outros produtos à espera de lançamento — anuncia.
Segundo Coppola, o Laboratório de Carnes entrou em operação em 2008 e seu funcionamento atende ao desenvolvimento de produtos cárneos, avaliação do padrão dos atributos de qualidade de filés de pescado e de seus derivados.
O laboratório também dá suporte a programas de melhoramento genético de espécies produtoras de carnes, com a expectativa de forte parceria com o setor produtivo, institutos de pesquisa e universidades.
Deputado com pesquisadores
Adalberto Nery (da Embrapa Amazônia Oriental) apresenta ao pesquisador Luiz Joaquim Castelo Branco Carvalho e ao Deputado Fernando Melo o suco misto de maracujá com acerola e taperebá |
Durante três horas, o coordenador da Bancada Federal do Acre, deputado Fernando Melo (PT-AC), aliou-se nesta terça-feira aos consumidores voluntários dos recém-lançados néctares da Embrapa-AC e Embrapa Amazônia Ocidental.
— Vim prestigiar os produtos acreanos, paraenses, do Pantanal sul-mato-grossense e aqui do Cerrado Brasileiro e me sinto em casa, porque já reencontrei alguns pesquisadores que venho conhecendo ao longo do meu mandato parlamentar — comentou.
Melo conheceu os chamados blends tropicais — misturas de sucos feitas com a finalidade de melhorar as características dos componentes das frutas — que potencializam aspectos nutricionais do produto. Experimentou os néctares de açaí com cupuaçu e guaraná, de coloração escura, produto genuinamente acreano, e o taperebá com acerola e maracujá, de coloração amarela e ácido, criado por pesquisadores paraenses.
Segundo a engenheira química da Embrapa Amazônia Oriental (com sede em Belém-PA), Rafaella Mattietto, uma das envolvidas no projeto, o maracujá, o taperebá e a acerola são frutos bastante comercializados na região norte do Brasil.
Fonte de vitamina C
— O blend reunindo os três se tornou alternativa de consumo pelo sabor e pelas características de funcionalidade. É uma excepcional fonte de vitamina C — ela explicou.
Desses três, conforma a engenheira, o taperebá ainda precisa ser melhor reconhecido, embora tenha a uma nobre composição.
Já o néctar misto de açaí com cupuaçu e guaraná é uma bebida rica em antocianina, composto antioxidante que combate os radicais livres do corpo humano. Segundo o analista da Embrapa-AC, Vlayrtom Maciel, ele pode ser utilizado como suplemento alimentar, principalmente, por esportistas, por ser de fácil absorção e rico em calorias. (Veja matéria neste site).
Beijus coloridos, da Bahia para a Amazônia
BRASÍLIA — Logo ao chegar ao recinto da exposição, o deputado se reuniu com os pesquisadores Joselito da Silva Motta (Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical) e Luiz Joaquim Castelo Branco Carvalho (Embrapa Biotecnologia), aos quais fez um resumo dos resultados dos investimentos de sua emenda individual no valor de R$, 5,8 milhões para a difusão de tecnologia e apoio à agricultura familiar pela Embrapa-AC.
Ao lado de ouriço de castanha acreana, o recém-lançado néctar misto de açaí, cupuaçu e guaraná também está na exposição |
Motta está capacitando grupos de homens e mulheres, técnicos de diversas regiões brasileiras, inclusive do norte. Numa das cozinhas, o pesquisador ensinou e preparo os já conhecidos beijus coloridos com frutas e hortaliças. Criados por ele, esses produtos ficaram famosos no rádio e na televisão, em todos os estados visitados pelo pesquisador. Também já foram levados à Feira Internacional de Sabores, em Turim (Itália).
Com polpa de frutas
Tradicionalmente brancos, os beijus ganham novas cores, cheiros, sabores e nutrientes quando a água é substituída pela polpa de frutas ou estrato de hortaliças.
As mulheres também trabalharam beijus torrados no microfogão, recheados com geléia de umbu, com abacaxi, maracujá, beterraba, açaí e cebolas. A cada movimento, Motta explicava a receita exata e os cuidados com as peneiradas, para que o produto saísse homogêneo.
Motta também trouxe para Brasília a pizzaioca — pizza com fécula de mandioca —, receitada pela culinarista Iracema Sampaio, de Campo Grande (MS), em homenagem a ele. Em 2009, ao visitar Rio Branco, o pesquisador transmitiu seus conhecimentos a diversas pessoas, entre as quais, agricultores familiares e seringueiros. Até o final da exposição ele terá dado mais de dez aulas ao público interessado. (M.C.)
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra