Domingo, 10 de novembro de 2013 - 10h49
DIÁRIO DO AMAZONAS
No início da noite de sexta-feira (8/11), Manaus ficou oraticamente parada, com várias ruas congestionadas em áreas diferentes da cidade. Em alguns pontos, o trânsito lento deixou muitos motoristas esperarem mais de duas horas para chegar ao destino. Às 18h40, o Twitter do Trânsito Manaus chegou a recomendar que as pessoas esperassem para sair de casa ou do trabalho, para evitar o grande fluxo de veículos.
Um carro para cada 4,6 pessoas 0150 eis a Manaus de hoje. Em um ano, o número de automóveis cresceu 7,18%, segundo o Denatran / Foto REINALDO OKITA |
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) confirmou a lentidão, provocada por vários fatores como obras de recapeamento, semáforos queimados, acidentes e grande fluxo de veículos e colocou 80 agentes nas ruas para dar mais fluidez ao trânsito, que travou devido aos congestionamentos.
Na próxima segunda-feira, o Manaustrans divulga um plano para alterar a circulação de veículos em algumas áreas da capital. O objetivo é tentar reduzir os pontos de retenção e congestionamento no trânsito, já com foco no aumento do movimento gerado pelas festas de fim de ano.
De acordo com levantamento do órgão, atualmente são oito os pontos de retenção de trânsito na capital, o que compromete todas as vias do entorno. Os principais gargalos são registrados nas avenidas Djalma Batista, Constantino Nery, Torquato Tapajós, Ephigênio Sales, Umberto Calderaro, André Araújo, zona centro-sul; e Coronel Teixeira (estrada Pronta Negra), zona oeste, que estão passando por obras de recapeamento.
Obras, somadas ao aumento da frota, tornam cada dia mais difícil a vida dos motoristas que enfrentam o trânsito de Manaus. Em um ano, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cresceu em 7,18% o número de veículos nas ruas da capital. Hoje, são 4,6 pessoas para cada carro circulando na cidade.
A frota de automóveis cresceu 6,40%, passando de 398.378, em 2012, para 423.893 este ano. O número de motocicletas nas ruas foi o que mais aumentou (11,44%), saltando de 124.093 unidades para 138.295.
A capital também já tem 12.011 ônibus e micro-ônibus circulando nas ruas, um crescimento de 3,27% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU), os ônibus representam menos de 2% da frota que circula em Manaus e transportam 56% da população. Já os carros de passeio, utilizados por 16% dos habitantes, somam 80% do total de veículos nas ruas de Manaus.
FROTA
▪Automóveis, camioneta, caminhonete e utilitário: 423.893
▪Motocicleta: 138.295
▪Caminhão, reboque e semi - reboque: 37.414
▪Ônibus e micro-ônibus: 12.011
▪Total: 611.613
(Fonte: Denatran)
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra