Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

SUFRAMA participa de fórum panisocrático sobre a ZFM



A SUFRAMA participou de um fórum - no formato ‘panisocrático’ - cujo tema foi a “ZFM e modelos alternativos para o desenvolvimento do Amazonas”, na quinta-feira (15), na sala de reuniões da Câmara de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext), localizada no 2º piso do prédio da Reitoria, no setor Norte do Campus Manaus.

A autarquia foi representada pelo economista da Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec), Renato Mendes Freitas, que ressaltou a resiliência do modelo ZFM durante seus 51 anos de existência. “A ZFM já enfrentou e superou várias crises, como a do petróleo, nos anos 70, a economia do chamado ‘anos perdidos’, nos anos 80, a abertura comercial no governo Collor, anos 90, e, recentemente, as impactantes crises de 2008 e 2014”, enumerou.

O economista afirmou que o modelo precisa avançar em questões como a difusão do desenvolvimento sustentável na Amazônia e destacou a importância de um maior alinhamento entre a academia, o setor produtivo e a SUFRAMA para o desenvolvimento de soluções que tragam mais qualidade de vida para os moradores da região. “É preciso refletir por que fora daqui a ZFM é tão combatida? Se ela é tão ruim, como alguns falam, por que tantos Estados e países querem replicar nosso modelo?”, observou.

Durante o fórum, o pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, apresentou a proposta da criação de um minidistrito industrial indígena, a ser instalado no município de São Gabriel da Cachoeira e que seria financiado pelas indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O minidistrito de cooperativas terá o nome “Nipe’tirã Wahpata’se”, na linguagem tucana significa “todos ganham”, e, inicialmente, será constituído de 14 pequenas fábricas de produção de bens de transformação de matéria-prima regional e, conforme Bessa, deverá fomentar mais de 1500 empregos diretos e 300 indiretos. “O melhor da cooperativa é que ela elimina a figura do patrão. Serão 14 fábricas voltadas para a produção de bens como: extração e beneficiamento de madeira; produção de patê de pupunha e tucumã; extração e beneficiamento de ouro, metais preciosos, gemas e diamantes; extração de minérios de nióbio e tântalo; e extração e lapidação de granito”, detalhou Bessa, frisando que a ideia veio de lideranças indígenas da região.

O líder tucano Lucas Sagüé afirmou que o projeto é essencial para as comunidades indígenas. “Já existe a exploração ilegal desses minérios na região. Queremos quebrar a ideia de que índio é coitadinho e preguiçoso. Queremos oportunidade para mostrar que nós também podemos realizar e conquistar grandes coisas”, frisou.

Outra representante da Cogec da SUFRAMA, Rosângela Alanis, frisou a importância de estudos aprofundados da cadeia de produção e da logística envolvida para a efetivação da proposta. Alguns dos participantes do fórum ressaltaram, ainda, fatores como o fornecimento de energia elétrica, abastecimento e escoamento, efeitos da cultura empreendedora na cultura indígena, exploração racional e sustentável e mercado consumidor. “Não estamos priorizando o mercado, mas, sim, as relações internas e solidárias de produção. É, claro, porém, que o projeto deverá receber adaptações e aperfeiçoamentos”, disse Bessa.

Panisocracia

O conceito utópico da panisocracia é resultado da união dos prefixos gregos pan (tudo, todos), isos (igual) e do sufixo krátos (governo) cujo significado aproximado seria “Todos mandam igualmente". “Em um fórum no formato panisocrático, todos tem o direito de fala”, resumiu o professor Bessa.

O Fórum para o Desenvolvimento do Amazonas foi criado por professores aposentados da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para debater problemas e propor soluções para o futuro da região amazônica. As reuniões ocorrem semanalmente nas tardes das quintas-feiras.

Texto: Enock Nascimento

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)