Sábado, 14 de abril de 2018 - 10h02
O Arco Norte, como alternativa para o escoamento das commodities brasileiras, se destaca como solução para os gargalos logísticos que emperram o crescimento econômico
Um Brasil mais competitivo e com menor custo logístico começa a despontar. O Arco Norte, como alternativa para o escoamento das commodities brasileiras, se destaca como solução para os gargalos logísticos que emperram o crescimento econômico e trazem desgastes para o setor produtivo. A mudança deste quadro se reflete nos 24% da produção brasileira de grãos que tiveram transbordo transferido para os portos mais ao Norte, levando à diminuição da pressão do escoamento pelas regiões Sul e Sudeste.
Esta nova rota compreende eixos de transporte em direção aos portos situados acima do paralelo 16° S, abrangendo os terminais das regiões Norte e Nordeste do País – mais precisamente dos Estados de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão. Para dimensionar a importância da alteração de estratégia logística, os produtores esperam que, a partir de melhorias na infraestrutura rodoviária e ferroviária, em cinco anos, 50% da produção do Mato Grosso, maior produtor de soja do Brasil, seja exportada via Arco Norte.
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