Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As alterações com Ivo Cassol + Veneno e suor + Temporada das convenções


As alterações com Ivo Cassol  + Veneno e suor + Temporada das convenções - Gente de Opinião

Veneno e suor

Mesmo que fosse possível reunir os sábios do mundo e os mais importantes especialistas em Amazônia e deixá-los trancados até acenderem uma fumaça branca anunciando o conhecimento total sobre a região, é provável é que morressem antes de anunciar a boa nova. Apenas uma pálida imagem do real aparece quando se junta o conhecimento científico já existente processado em plataformas sobre a floresta, utilizando os mais modernos e perfeitos sistemas de investigações, pesquisa e espionagem disponíveis.

A conclusão vem de um estudo que serve de lição a prepotentes que se julgam donos da verdade única sobre a floresta. É um levantamento da World-Transforming Technologies com artigos científicos disponíveis na base Web of Science. Não se tem ali sequer uma ideia aproximada de quantas espécies da flora e da fauna existem na floresta, a não ser a vaga noção de que sejam entre 30 mil a 40 mil espécies de plantas.

Assusta a suposição de que áreas desmatadas criminosamente possam ocultar a cura de algum câncer, domar uma pandemia ou vir a ter um rendimento econômico próximo ao açaí e à castanha. Aliás, até recentemente nem se imaginava que um veneno de cobra pudesse valer até 60 mil reais por mililitro. Dava-se apenas uma bela foiçada na peçonhenta. Aí era só enxugar mililitros de suor e reclamar da vida miserável.

..................................................................................

A opção

Foi a prioridade dos partidos ampliar a representatividade na Câmara dos Deputados, diante do novo rateio do fundo partidário no ano que vem, que resultou na mudança da candidatura do professor Vinicius Miguel (PSB) para compor a chapa de postulantes do partido a Câmara Federal. O PSB tinha perdido Jesualdo Pires e com isto minado a possibilidade da legenda eleger representação federal, já que apenas o atual deputado Mauro Nazif não daria conta de atender o quociente eleitoral. Com isto, Vinicius foi para o sacrifício, para ajudar Nazif se reeleger, ou ele próprio se eleger se for o mais votado que o aliado.

As convenções

Com a temporada das convenções partidárias em andamento, o PTB de Nilton Capixaba realizou seu evento em Porto Velho com tendência de alinhamento com o União Brasil do governador Marcos Rocha. Vários partidos ainda não se decidiram com relação ao apoio dos candidatos ao governo estadual e ao Senado e a coisa tem uma explicação: aguardam ansiosamente o resultado da pendencia na justiça eleitoral que impede a postulação do ex-governador Ivo Cassol. Já dá para perceber que se Ivo for candidato haverá revoada de várias siglas apoiando os dois Marcos, o Rocha e o Rogério

As alterações

Com Ivo Cassol (PP) assumindo a candidatura ao CPA Rio Madeira, os rondonienses devem se preparar para as seguintes mudanças a corrida sucessória. 1- Leo Moraes deixa a candidatura ao CPA Rio Madeira para ser candidato a vice. 2- A vaga da postulação ao Senado atualmente destinada a Jaqueline Cassol poderá ser ocupada por uma legenda aliada 3- Muitos apoiadores desembarcando das campanhas do governador Marcos Rocha (União Brasil) e Marcos Rogério (PL). Lembrando que Cassol, ao contrário de Rocha e Rogério, não depende do bolsonarismo para se eleger. Tem luz própria e em condições de devorar os dois Marcos com farofa. 

Com Amir Lando

Com relação ao MDB, que realiza sua convenção nesta quinta-feira, tudo pode acontecer. O partido está rachado entre apoiar o governador Marcos Rocha ou até mesmo lançar o senador Confúcio Moura na disputa ao CPA. Mas se não houver desavenças com pisões no pé entre os convencionais, a tendência é que o grupo de Mosquini e Raupp se acertem com o governador Marcos Rocha e que os aliados do ex-governador El Carecon se estabeleçam na oposição. O único consenso é que o ex-ministro Amir Lando seja o candidato ao Senado do partido mudando o cenário atual das candidaturas.

As nominatas

Tradicionalmente o MDB vem com nominatas fortes a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Nesta temporada vem Lúcio Mosquini (Ouro Preto do Oeste) a reeleição e o ex-prefeito Thiago Flores (Ariquemes) como maiores destaques. A eleição de qualquer outro candidato do partido será surpresa. Para Assembleia Legislativa, o MDB tem liderando a nominata o atual deputado estadual Jean de Oliveira (Porto Velho-Zona da Mata). Nomes conhecidos, como Williames Pimentel também deverão compor a lista da legenda que espera eleger pelo menos três representantes.

Via Direta

*** A nominata do PSC aprovada para Câmara Federal reforça suas paliçadas com o ex-vice-prefeito Lucas Folador (Ariquemes) e o ex-secretário da Agricultura Evandro Padovani (Vilhena) *** Para a Assembleia Legislativa os nomes mais conhecidos da sigla são Luizinho Goebel a reeleição e a ex-vereadora Joelna Holder.  *** A Rede Mineirão Atacarejo, também com presença em Porto Velho, diante da crise no setor está fechando as portas em Rio Branco no Acre *** O setor vivencia uma queda nas vendas com algumas redes fechando as portas e outras ampliando suas redes, como a Nova Era que está inaugurando mais uma loja na capital rondoniense *** No ramo imobiliário o segmento de imóveis de luxo segue bombando. O condomínio da moda é o luxuoso Ecoville na estrada da Penal, rodeado pelos ascendentes Verona e Canaã *** Por conta disto o trânsito na região está ficando um inferno.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existem alguns entraves para o deputado federal Lucio Mosquini, que se diz bolsonarista raiz, deixar o MDB

Existem alguns entraves para o deputado federal Lucio Mosquini, que se diz bolsonarista raiz, deixar o MDB

Tudo mudaAs pesquisas de opinião sobre o desempenho dos governos, ao ser divulgadas, raramente são expostas em detalhes. Não fazem distinção entre a

Ex-presidentes da Assembleia Legislativa de Rondônia deixaram um triste legado para a imagem da Casa de Leis

Ex-presidentes da Assembleia Legislativa de Rondônia deixaram um triste legado para a imagem da Casa de Leis

Às clarasA existência de três instâncias de governos – federal, estadual e municipal – deveria garantir a felicidade das populações desde o mais rem

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)